O Projeto JP/24ª CRE na Sala de Aula ouviu alguns jovens e uma especialista sobre os efeitos da crise na juventude de nossa região. Entre os jovens ouvidos, há desde aqueles que afirmam que nada mudou com a crise até os que já se prepararam para tempos muito piores de recessão econômica. Para a psicóloga Cecília Chaves, consultora e assessora de empresas, a crise mundial afeta os jovens principalmente em seus comportamentos e preparo para o mercado de trabalho. “Hoje, com um mercado mais enxuto, as oportunidades se abrem mais facilmente para aqueles mais bem preparados e qualificados. Porém, essa exigência não será restrita apenas aos jovens, mas sim a todos que estão fora do mercado de trabalho”, avalia Cecília.
A psicóloga dá algumas dicas para que o jovem esteja preparado para o futuro num mundo em crise: “em primeiro lugar, nunca abandonar os estudos e fazer dele sua maior oportunidade de qualificação, seja num curso básico ou técnico. Em segundo lugar, saber aproveitar as oportunidades de práticas que podem surgir através de estágios e/ou trabalhos voluntários, pois assim ele vai adquirindo experiência, o que é fundamental para algumas empresas. Outra questão importantíssima é ficar atento às palestras, cursos e eventos, muitas vezes oferecidos gratuitamente na comunidade e que, certamente, abrem oportunidades de espaço para qualificação e ampliam nossas redes de relações”, orienta Cecília Chaves, que assumirá em breve a presidência da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Cachoeira do Sul (Cacisc).
ACESSE A REPORTAGEM COMPLETA NO SITE DO JORNAL DO POVO: www.jornaldopovo.com.br
Ppublicação em 11 de maio de 2009, página 8
segunda-feira, 11 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
EXCELENTE A REPORTAGEM SOBRE VIOLENCIA NA ESCOLA.
ResponderExcluirOs alunos do Colégio Ulbra Sáo Pedro , leram , produziram e encenaram textos tendo como tema a violencia na escola. Foi um trabalho muito importante e de grandes resultados.
ResponderExcluirUm grande colaborador para essas novas chances é a tecnologia,que se desenvolve cada dia mais.E com esse desenvolvimento gera grandes oportunidades,nós jovens devemos estar sempre atualizados para não deixarmos passar as oportunidades!
ResponderExcluirSe com este comentário pudesse eu dedicar um recado para todos os jovens,diria:
-NÃO PERCAM TEMPO COM BOBAGENS,POIS O MUNDO NÃO PARA E NÃO FICA ESPERANDO POR NINGUÉM!
NÓS É QUE TEMOS QUE CONQUISTAR NOSSO ESPAÇO NELE!
O jovem de hoje tem que se qualificar bem para exercer uma boa função naquilo que realmente quer, e ter uma situação financeira estável.
ResponderExcluirAlisson Moura Sanson
18anos
Escola Estadual de Educação Básica Borges de Medeiros
Um trabalho honesto,ser justo,ajudar a preservar o mundo, a natureza é um bom começo para não deixar a crise tomar conta do Brasil, do Mundo, e se assim continuar a crise não voltara, mas precisamos da colaboração de todos.
ResponderExcluirMilena Lopes Bonini
18 anos
Escola Estadual de Educação Básica Borges de Medeiros
Em minha escola(Borges de Medeiros)foi um assunto que gerou bastante polêmica entre os alunos,pois com tanto desemprego existente fica difícil pensarmos em um "FUTURO",porém temos que aproveitar todo e qualquer oportunidade de cursos profissionalizantes,é o que eu faço,tenho certeza que se eu me preocupar um pedaçinho nem que seja do meu futuro eu mudo!
ResponderExcluirEscola:"Borges de Medeiros"!
Nós alunos da Escola Borges de Medeiros, desenvolvemos redações em cima do tema proposto pelo JP. Achei de grande importância este tipo de atividade e principalmente este tema pois é algo atual e que tem grande valor para nós jovens, um tema que trás questionamentos e pode ser discutido. Tenho apenas elogios a tecer...
ResponderExcluirGraziele Peres, 16 anos
A única forma de nós jovens garantirmos o sucesso profissional em meio á crise é se qualificando muito bem e termos atitudes dignas de nós mesmos.
ResponderExcluirAtitude principalmente porque o mercado de trabalho procura não só por pessoas qualificadas mas também com experiência.Nós jovens não podemos nos deixar abater por uma chance negada,mas avaliarmos no que podemos melhorar,devemos procurar o progresso amplo de uma forma geral para que todos possam crescer e para que tudo dê certo!^^
Patty Souza
16anos
Escola Borges de Medeiros
É bastante importante abordar temas como a crise mundial nas escolas. Como é um problema global, tende a afetar direta ou indiretamente muitos de nós.
ResponderExcluirPorém, uma grande quantidade de jovens não não dá a devida importância ao tema, pois não os atinge diretamente. Então com esse debate dentro do ambiente escolar, os jovens ficam mais ligados ao assunto, podendo assim não serem somente espectadores da situação.
Kelli Hübner, 16 anos, Escola Borges de Medeiros
Diante deste problema sócio-econômico que é a crise econômica mundial, os jovens poderão ser muito afetados. No comércio e indústria, cada vez mais aumenta o índice de desempregos, o que agrava a nossa situação, pois, se antes já era difícil ingressar no mercado do trabalho, hoje a situação está ainda pior.
ResponderExcluirDevemos aproveitar todas as chances que aparecerem, como estágios e cursos que possam vir a nos qualificar e ajudar futuramente, trazendo-nos vantagens perante nossos concorrentes.
Apesar da crise econômica mundial estar causando pânico nas indústrias e comércio de todo mundo, a maioria dos jovens não se preocupam pelo fato de serem dependentes de seus pais. Isso gera um certo desleixo por parte dos jovens diante de um problema tão sério. É de grande importância esse tema ser trabalhado em sala de aula, podendo orientar os jovens para se preparar para enfrentar este grande problema econômico mundial.
ResponderExcluirCom a crise econômica está cada vez mais difícil para os jovens conseguir emprego.
ResponderExcluirPor isso,é necessário que os jovens estejam ligados a tudo que está acontecendo.
O jovem tem que estar bem preparado para o mercado de trabalho, no mínimo deve possuir cursos profissionalizantes e saber como se apresentar em uma entrevista de emprego.
Esses são alguns dos requisitos mínimos para conseguir ingressar no mercado de trabalho e com um bom emprego.
A crise mundial traz várias novidades, para honrar novos méritos, como fusão de grandes empresas e criar novos tipos de publicidade.Os jovens devem estar atentos a todos os tipos de qualificação, pois muita gente será demitida embora tenham experiência.
ResponderExcluirO jovem deve ter o hábito da leitura, pois seu amplo conhecimento irá fortalecer a sua entrevista de emprego, e deve estudar os objetivos de mercado da empresa, estar ciente de qual o vestuário utilizar.
A focalização deve ser bem vista para o diretor, e ter a iniciativa é apenas um passo para uma promoção, cursos técnicos são um complemento que aumentam sua capacidade.
Às vezes trabalhar de graça pode ser uma iniciativa muita bem pensada para o futuro, pois você aprenderá de graça e acrescentará em seu currículo.
A crise faz as pessoas a pensarem de várias formas e ter saídas geniais, assim capacitando melhor as pessoas.
Diante da crise eu me preparo qualificando-me o máximo possível para o mercado de trabalho, fazendo vários cursos profissionalizantes, buscando estágios, aproveitando o máximo das oportunidades oferecidas, porque a crise só existe para aqueles que só querem curtir a vida e que não têm força de vontade e atitude.
ResponderExcluirEstar preparado para a crise não é uma tarefa fácil para os jovens, pois muitos ainda não estão economicamente independentes. Muitos ainda são "Pai-trocinados" ganhando mesada, e é aí que começam a mudar de opinião e passam a ter uma visão mais ampla do assunto. No momento em que toca no bolso do povo brasileiro as coisas mudam de sentido!
ResponderExcluirCada dia mais jovens ingressam no mercado de trabalho, não como mão-de-obra barata, mas com qualificação e é isso que faz a diferença no mundo em crise. Preparar-se para o futuro, sem dúvida, nos dará um resultado positivo no final, sem falar que para encarar a crise devemos economizar o máximo e diminuir gastos desnecessários. Preparar-se para o futuro é sinônimo de ter consciência do que pode e do que não se pode esbanjar.
Nós, jovens, temos de ter a consciência que, para trabalhar em qualquer área, devemos ter estudo, pois hoje em dia está ainda mais difícil, com a gigante crise econômica atingindo o mundo todo.
ResponderExcluirDevemos ter um conhecimento amplo para servir grandes empresas, e também contribuir para nosso currículo, pois hoje temos vários programas que ajudam os jovens a conhecerem a área de trabalho desde novos, sendo que empresas estão sempre qualificando seus empregados para que estejam evoluindo junto à unidade.
Para driblarmos a crise devemos nos especializar e focalizar em nosso objetivo.
Com a crise atual está cada vez mais complicado para os jovens conseguir engressar no mercado de trabalho,sobra vontade de trabalhar mas falta experiência.Mas como adquirir experiência se não lhe proporcionam oportunidade?
ResponderExcluirEntão o jeito é se qualificar através de curssos profissionalizantes para poder ter uma boa oportunidade no tão concorrido mercado de trabalho.
Tento fazer o máximo de cursos, buscando me qualificar e consiguoir uma boa oportunidade de trabalho, está cada ves mais difícil com o início da crise, então ficando mais qualificado estarei preparado quando a crise realmente chegar.
ResponderExcluirEscola: Diva Costa Fachin.
Professora: Tânia Cíceri.
Me preparo fazendo cursos profissionalizantes, estudando e tentando melhorar cada vez mais, para entrar em uma faculdade, e quando acabar poder arranjar um bom emprego.Já que é complicado arranjar emprego com o mercado de trabalho em situação tão difícil por causa da crise.
ResponderExcluirEscola: Diva Costa Fachin.
Professora: Tânia Cíceri.
Devemos estudar e economizar ao máximo para que no futuro a crise não nos afete tanto, quando começarmos a trabalhar. Penso em fazer cursos tecnicos e trabalhos voluntários para me tornar uma profissional e que saiba dar meia volta nesta crise mundial.
ResponderExcluirC.E. Diva Costa Fachin-Professora: Tânia Cíceri
Vou tentar me qualificar ao máximo mesmo se não tivermos efeitos da crise mundial, pois meu futuro é que estará em jogo. Talvez a crise continue e afete mais as pessoas ou não. quero fazer cursos como o cac (curso de aprendizagem em comércio) para poder me qualificar e assim não sofrer tanto o efeito da crise.
ResponderExcluirC.E. Diva Costa Fachin-Professora:Tânia Cíceri
Em primeiro lugar é preciso fazer cursos profissionalizantes, e se esforçar muito nos estudos e fazer uma ótima faculdade, aproveitar o máximo de ensino, e aproveitar também os cursos que venham dando. E nunca devemos parar de estudar.
ResponderExcluirColégio Estadual Diva Costa Fachin- Professora:Tânia Cíceri
Primeiramente aproveitando o máximo as opurtunidades que tenho de aprender na escola, estudando bastante para ser alguém na vida, economizando em casa, cursando uma faculdade, e assim garantindo um emprego bom no futuro.
ResponderExcluirColégio Estadual Diva Costa Fachin- Professora Tânia Cíceri
Eu ja penso no futuro mesmo com o mundo em crise não se pode perder tempo pois muitos jovens estão a procura do primeiro emprego e se essa crise continuar daqui algum tempo não vai ter emprego para todos.Comece desde já a economizar, adquirir conhecimentos, fazer cursos profissionalizantes para garantir seu futuro.
ResponderExcluirColégio Estadual Diva Costa Fachin-Professora:Tânia Cíceri
Eu estou me preparando para o futuro estudando, para quando eu crescer fazer uma faculdade, para arrumar um bom emprego. Porque se eu não estudar não vou chegar a lugar nenhum. Também devo começar desde agora a fazer alguns cursos,para ir me preparando para tirar uma faculdade. Então eu acho que estudando vou conseguir me preparar para o futuro num mundo em crise
ResponderExcluirColégio Diva Costa Fachin-Profª: Tânia Cíceri