quarta-feira, 8 de abril de 2009

Primeira reportagem do JP/24ª CRE na Sala de Aula sairá nesta segunda




A violência na escola será o tema da primeira reportagem especial de 2009 do Projeto JP/24ª CRE na Sala de Aula, que será publicada nesta segunda-feira (13 de abril) pelo Jornal do Povo. A matéria traz uma análise das causas e possíveis soluções para esse problema, que preocupa pais, professores e até os próprios alunos. Um total de 2,8 mil exemplares inteiros do JP desta segunda serão distribuídos, gratuitamente, para os 66 professores que participam do projeto em 2009. O material possibilitará que 8.266 alunos sejam envolvidos na leitura e discussão do jornal. Neste ano, o projeto atinge 52 escolas estaduais, municipais e particulares de cinco municípios: Cachoeira do Sul, Novo Cabrais, Cerro Branco, Agudo e Paraíso do Sul.
Os professores participantes do JP/24ª CRE na Sala de Aula conheceram todos os temas que serão abordados pelo projeto em 2009 numa reunião que aconteceu na manhã desta terça-feira (7 de abril), na 24ª Coordenadoria Regional de Educação. Na abertura do encontro, o diretor do Jornal do Povo, Eládio Dios Vieira da Cunha, salientou a importância da parceria com os professores para a continuidade da iniciativa, que chega ao seu 13º ano. Em sua fala, o diretor apresentou um panorama nacional do engajamento das empresas jornalísticas no Programa Jornal e Educação, da Associação Nacional de Jornais (ANJ), entidade da qual o JP é associada. A Coordenadora Regional de Educação, Lúcia Fogliatto Homrich, abordou a amplitude pedagógica do projeto no incentivo à leitura do jornal e de outros portadores de texto.
Os detalhes operacionais do projeto em 2009 foram apresentados pela coordenadora pedagógica do JP/24ª CRE na Sala de Aula, Patricia Vargas da Rosa, que também entregou um kit de produtos editoriais do Grupo Vieira da Cunha aos professores, composto pelo Anuário de Cachoeira do Sul, Anuário RS, revista Linda e uma cópia impressa do projeto para este ano. Os docentes receberam ainda, um presente do Cine Via Sete, apoiador do projeto: dois ingressos gratuitos, como forma de incentivar a cultura cinematográfica entre os professores. Foram sorteadas, também 10 assinaturas-brinde do JP entre os participantes do projeto.

IMPORTANTE

Os professores participantes do Projeto JP/24ª CRE na Sala de Aula receberão, gratuitamente, durante todo o ano letivo, uma vez por mês, exemplares do Jornal do Povo em quantidade suficiente para a leitura e trabalho pedagógico com os alunos. No dia em que o JP vai para as escolas, a edição ganha uma página de reportagem especial, abordando temas de interesse do público escolar.



Blog do projeto foi lançado na reunião

O Projeto JP/24ª CRE na Sala de Aula agora disponibiliza um blog com informações, notícias, enquetes e espaço para a interatividade com alunos e professores. O blog traz, ainda, links para acesso aos sites do Jornal do Povo e Programa Jornal e Educação da Associação Nacionais de Jornais (ANJ). O espaço também será utilizado para divulgar atividades promovidas pelos professores participantes do projeto e artigos produzidos por eles.
O lançamento do blog foi feito pela coordenadora pedagógica do projeto, Patricia Vargas da Rosa, na reunião com os professores participantes, na manhã desta terça-feira.
O endereço na internet, também servirá para a formação continuada dos professores. Patricia informou que foi firmada uma parceria com a educadora Carmen Lozza, ex-coordenadora do Programa Jornal e Educação da ANJ e do programa Quem lê, sabe mais, dos jornais O Globo e Extra, do Rio Janeiro, que disponibilizou o texto “O Jornal na Escola: superando limites, ampliando possibilidades”, um curso para professores que desejam refletir sobre o uso do jornal em sala de aula.
A cada mês, um novo capítulo do texto será disponibilizado aos professores no blog, para leitura e discussão. “O primeiro texto já está disponível no blog. É um convite para pensar a prática e colocá-la em discussão, em rede”, afirmou a coordenadora pedagógica do JP/24ª CRE na Sala de Aula.
O endereço do blog do projeto é:
http://www.jp24crenasaladeaula.blogspot.com. Qualquer um pode acessar e enviar seus comentários.



As datas e temas do JP/24ª CRE na Sala de Aula de 2009

13/04 – Violência na escola
11/05 – Como a crise mundial afeta os jovens
08/06 – Sexualidade
Julho – Período destinado ao preenchimento da avaliação semestral
10/08 – Eu faço a diferença
14/09 – Quem quer ser Repórter por um Dia?
13/10 – Escolha profissional
16/11 – Vencedores do Repórter por um Dia – suplemento especial
Dezembro – Período destinado ao preenchimento da avaliação final do projeto


Atenção: Os professores poderão retirar seus exemplares gratuitos do JP, nas datas do cronograma, sempre a partir das 10h, na 24ª Coordenadoria Regional de Educação. Para as escolas particulares, o local de retirada é a recepção do Jornal do Povo. Os professores de escolas de Novo Cabrais, Cerro Branco, Agudo e Paraíso do Sul receberão seus exemplares através dos representantes do JP na região.


Quem não compareceu à reunião

Os professores que não estiveram na reunião do projeto JP/24ª CRE na Sala de Aula desta terça-feira receberão o material que foi entregue aos participantes, na próxima segunda-feira, junto com os exemplares gratuitos do jornal. O kit do professor é composto por uma cópia do projeto, o Anuário de Cachoeira do Sul 2008-2009, Anuário Rio Grande do Sul, um exemplar da revista Linda e dois ingressos-cortesia do Cine Via Sete, apoiador do projeto.

Professores sorteados

Ganharam assinatura mensal gratuita do Jornal do Povo

Rafael Mourales - E.M.E.F. Aldo Porto dos Santos
Mara Prade - E.M.E.F. Rodrigues Alves (Paraíso do Sul)
Conceição Marifran dos S. Nunes - E.E.E.F. Angelina S. V. da Cunha
Arlene T. dos Santos Pereira - E.E.E.M. Vital Brasil/ E.M.E.F. Baltazar de Bem
Eleni Teresinha Lemes Allram - E.E.E.F.Zilah da G. Mor/E.E.E.EM. Dr. Liberato S. V. da Cunha
Magda E. Scotta Hentschke - Colégio Sinodal Barão do Rio Branco
Leila Aparecida Brasil Menezes - E.M.E.F. João Pereira Fortes (Paraíso do Sul)
Doris Teresinha Regio Lopes - E.E.E.F. Alfredo Schlesner (Paraíso do Sul)/E.E.E.M. Coronel Ciro Carvalho de Abreu
Ana Elisa Huegel Richa (E.E.E.F. Dr. David Fontoura de Barcelos)
Adriana Choaire (E.E.E.F. Juvêncio Soares)

Os professores sorteados que não estavam na reunião desta terça-feira poderão retirar sua assinatura-brinde junto com os exemplares de jornal que serão disponibilizados nesta segunda-feira (13 de abril).

7 comentários:

  1. Respeitar prefossores e colegas, qualquer coisa comunique seus pais e a direção para que isso não se torne um ato de violência.

    C.E. Diva Costa Fachin - Profª Tânia Cíceri

    ResponderExcluir
  2. se voce tem algum colega ou professor que esta praticando algum tipo de violencia na escola avise a diresao do seu colegio e pesa para tomar providencias urgentes.
    Diva Costa Fachin Prof: Tânia Ciceri

    ResponderExcluir
  3. Atualmente a violência escolar vem sendo muito constante.Essa violência está se espalhando facilmente por escolas.Isso deveria acabar, pais deveriam educar mais seus filhos, acompanhar passo a passo o crescimento deles, observar as companhias e conversar com eles a respeito dessas atitudes de certos adolescentes nas escolas.
    Já na escola, o aluno e o professor deveriam ser reconhecidos como tal, onde cada um tivessem os mesmos direitos e os mesmos deveres assim a violência escolar iria acabar e a educação do nosso país iria melhorar.

    Colégio Estadual Diva Costa Fachin
    Professora: Tânia Cíceri

    ResponderExcluir
  4. Para voce acabar com a violência escolar primeiramente fasa sua parte , e nao deixe os outro brigarem ou discutirem.
    Diva Costa Fachin Prof: Tânia Ciceri

    ResponderExcluir
  5. Devemos comunicar a direção da escola, pois nesse caso de agressão por professores, seja ela verbal ou física, é a única que pode tomar alguma decisão. Por outro lado, se a agressão partir de seus colegas, o mais certo é comunicar primeiramente a seus pais, depois a direção da escola para que tomem alguma providência!
    Mas o melhor é evitar todo esse confronto, respeitando o próximo, suas opiniões, etc.

    Diva Costa Fachin - Profª Tânia Ciceri

    ResponderExcluir
  6. Manuela P. do Nascimento28 de abril de 2009 às 14:09

    Estamos nos deparando frequentemente com casos de violência nas escolas.Os verdadeiros culpados de tamanha violência não sabemos quem são.
    Os pais de hoje em dia, não estão sabendo ensinar os verdadeiros valores à seus filhos, e pensam que seus professores irão ensinar.
    Educação vem de casa.Alunos não irão receber essa educação na sala de aula.

    Colégio Estadual Diva Costa Fachin
    Professora: Tânia Cíceri

    ResponderExcluir
  7. O desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro sem comprometer a capacidade de atender os necessitados das futura gerações.
    Anderson da Rosa Macedo e Douglas Freitas Belladona
    17 e 14
    E.E.E.F. Bairro carvalho

    ResponderExcluir

Informe nome e sobrenome, idade, escola e cidade.