quarta-feira, 8 de abril de 2009

Enquete


Participe dessa discussão:
O que se pode fazer para acabar com a violência na
escola?
Poste aqui seu comentário.

34 comentários:

  1. Participo pela primeira vez deste projeto, e hoje após realizar uma atividade com o texto "A violência entre os muros da escola", foi de tal importância que os alunos (por iniciativa deles), pediram para levar o jornal para suas casas e os mesmos irão ler o texto "A família e a escola" com seus familiares. Então, sugeri, como tema de casa que os mesmos, após lerem o texto respondam a uma pergunta com sua família - O que você(família) pode fazer para acabar com a violência na escola? Estou na expectativa do resultado.

    ResponderExcluir
  2. Esta atividade foi realizada pela 3º série do I.E.E.João Neves, com o auxilio da professora Carla Adriana.

    ResponderExcluir
  3. As práticas que podem contribuir para a solução deste problema estão muito além do próprio ambiente escolar, uma vez que suas causas também não estão única e exclusivamente atreladas à escola. Todos os espaços de vivência do aluno (criança ou adolescente) influenciam diretamente na sua formação integral, trazendo a necessidade de se levar em conta a bagagem que o aluno adquire também fora da comunidade escolar. Uma parceria entre família e escola - as duas principais redes sociais de um indivíduo em formação - através de projetos, campanhas, atividades em geral que tragam a família para dentro do ambiente escolar promovendo oportunidades de discussão sobre o tema são caminhos que podem proporcionar a conscientização e o engajamento necessários para a transformação desta problemática.

    ResponderExcluir
  4. Carla e Vanessa
    Que bom tê-las como visitantes blog!
    Carla, enviei tua mensagem para o Jornal do Povo, como sugestão de pauta. Alguém da redação deverá entrar em contato contigo para registrar tua atividade com os alunos. Aliás, muito interessante, parabéns pela iniciativa!
    Vanessa, é importante ver que a escola não é a culpada de todos os problemas e por tanto não é a única instituição que deve se envolver na solução. Família, sociedade e escola são a tríade capaz de, em parceria,promover a transformação. O quadro é proecupante e tua opinião é bastante qualificada. Vale a pena todos que puderem ler e refletir. Peço tua autorização para publicação em matéria no JP, que trará algumas opiniões que surgiram neste blog. Se autorizar, informe sua profissão e cidade.

    Bom trabalho!

    ResponderExcluir
  5. Autorizo a publicação do comentário no Jornal do Povo. Vanessa Ribeiro de Moraes, pedagoga (mas não atuo na área no momento), 23 anos, Cachoeira do Sul.

    ResponderExcluir
  6. Em primeiro lugar a família tem que assumir a educação dos seus filhos, não ficar dizendo que é a escola que tem que educar, pois o dever dela não é esse e sim aumentar os conhecimentos dos alunos e transmitir cultura. Os pais tem que colocar limites nos filhos, para que eles percebam que as regras existentes na escola tem que serem compridas.

    Colégio Estadual Diva Costa Fachin
    Professora: Tânia Schaurich Cíceri

    ResponderExcluir
  7. Clarissa Soares Mazuim28 de abril de 2009 às 13:49

    Um ótimo modo de acabar com esta violência é fazendo com que os alunos e professores se respeitem, havendo mais diálogo entre esses sujeitos e que dessa forma haja o entendimento entre ambos os lados,que os professores entendam que não se conquista respeito através de agressões, que os alunos compreendam que o período de aula é para aprender e estudar, não de "pôr a fofoca em dia" e que a autoridade na sala de aula é o professor e o mais importante é que os responsáveis pelos jovens tomem consiência de que a educação moral do aluno deve partir deles e não da escola.

    Colégio Diva Costa Fachin

    Professora Tânia Cíceri

    ResponderExcluir
  8. Tanto a família como a escola podem estabelecer regras para evitar a violência escolar. É possível proteger seu filho para que não se converta em um agressor ou em uma vítima de agressão? Claro que sim. Pelo menos existem algumas pautas que podem ajudar tanto a família como os educadores e a sociedade de um modo geral, a previnir este fenômeno. Lutar contra o abuso é uma responsabilidade de todos !

    Colégio Estadual Diva Costa Fachin
    Professora Tânia Cíceri

    ResponderExcluir
  9. Primeiro, deve ser mantida uma estrutura familiar, onde desde os primeiros anos de vida a criança cresça num ambiente de harmonia familiar, respeito, disciplina.
    Os pais devem participar constantemente do processo educacional dos filhos acompanhando os mesmos na sua participação dentro da sala de aula.
    O papel da escola é passar conhecimento e deve ter o respaldo dos pais para fazer este trabalho de cidanania.

    Colégio Diva Costa Fachin
    Professora :Tânia Cíceri

    ResponderExcluir
  10. Para que não há violência na escola,não brigue com seu colega,respeite seus professores,colegas e funcionários da escola.


    Escola: Diva Costa Fachin
    Professora: Tânia Cíceri

    ResponderExcluir
  11. para pelo menos melhorara violência escolar respeito já é um começo e depois pensar antes de falar não custa nada e não corremosrisco de agredir ninguém.
    c.e.diva costa fachin professora:Tânia cíceri

    ResponderExcluir
  12. Gabriel Dias de Vargas, 14 Anos28 de abril de 2009 às 13:53

    Cada um deve fazer a sua parte, evite de chamar os seus colegas de gordo ou de magrelo. Não ponha apelido nos outros que os magoem. Tambem devemos seguir de acordos com as regras da escola. Foi pra isso que elas foram feitas. Respeite os outros como gostaria de ser respeitado. Se algum professor ou aluno desobedecer as regras da escola, conte a direção, tambem e para isso que existe o conselho escolar. Se cada au fizer a sua parte poderemos acabar com a violencia nas escolas.

    Escola: Diva Costa Fachin
    Professora: Tânia Cíceri

    ResponderExcluir
  13. Respeitar aos professores,não desobedecer as regras,os professores serem rígidos com os alunos.Os alunos não podem procurar conflitos com seus professores e colegas.
    C.E.Diva Costa Fachin.
    Prof:Tânia Cíceri

    ResponderExcluir
  14. Tanto a família como a escola podem estabelecer regras para evitar a violência escolar.
    E as escolas e famílias devem lutar juntas contra esses abusos de violência. É uma responsabilidade de todos

    ResponderExcluir
  15. Para acabar com a violência na escola os alunos devem respeitar seus professores também,e os professores também devem respeitar os alunos.

    Escola:Diva Costa Fachin
    Professora:Tânia Cíceri

    ResponderExcluir
  16. O que podemos fazer para acabar com a violência na escola?

    Está provado que a violência só gera violência. Por trás de um garoto abandonado existe um adulto abandonado, e o garoto abandonado de hoje é o adulto abandonado de amanhã.
    Em vez de se falar da violência, é melhor conversar sobre a paz. Se todos se conscientizassem que a violência não gera o bem, o mundo seria muito diferente. Não haveria professores tapando a boca de alunos com fita, nem alunos agredindo professores muito menos professores agredindo alunos como vemos diariamente.
    Um dia ainda ouviremos um aluno ou um profesor agressivo se dando conta que levam uma vida que não vai chegar a lugar nenhum, e vamos muito tempo para descobrir que não é por aí... Não é por nada, muitas vezes eu agredi uma pessoa por simplesmente "nada", ou até por uma discussão por qualquer coisa que não gostei. Um dia ouviremos falar isso e teremos orgulho de mudar o mundo. E nós temos que fazer a nossa parte, vamos nos conscientizar.

    Colégio Estadual Diva Costa Fachin, Profª Tânia Schaurich Cíceri

    ResponderExcluir
  17. A violência na escola tem que acabar! Pais tem que ensinar, acompanhar passo a passo seu filho e o crescimento deles, observar com quem realmente seus filhos estão andando e conversar a respeito sobre a violência. E explicar que todos nós temos que ter respeito pelos outros.

    Colégio Estadual Diva Costa Fachin
    Professora: Tânia Schaurich Cíceri

    ResponderExcluir
  18. Tanto a família como a escola podem estabelecer regras para evitar a violência escolar.
    E as escolas e famílias devem lutar juntas contra esses abusos de violência. É uma responsabilidade de todos.

    Colégio Diva Costa Fachin
    Professora :Tânia Cíceri

    ResponderExcluir
  19. Um boa forma para que a violência acabe nas escolas é que alguns professores aprendam a dar liberdade e ao mesmo tempo exigir o respeito necessário e alguns pais/responsáveis tem que parar de dar a responsabilidade de educar e ensinar valores aos professores, que só tem como dever orientar e transmitir conhecimento.

    Colégio Diva Costa Fachin
    Professora Tânia Cíceri

    ResponderExcluir
  20. Mariana Felix De Quadros28 de abril de 2009 às 14:00

    • Na verdade violência gera violência e é isso o que anda acontecendo pelo mundo todo ,na verdade acho que poderia ser evitado se os pais acompanhasse de perto o que seus filhos fazem nas escolas , hoje vemos pais que apóia o que o filho faz de errado , já ouvi até mesmo disserem que se seu filho chegar em casa chorando por que apanhou na escola ele vai apanhar mais pois é pra resolver là mesmo ou seja brigando. O mais importante os pais deveriam ensinar seus filhos desde cedo.
    C.E.Diva Costa Fachin
    Professora:Tânia Cìceri.

    ResponderExcluir
  21. Se você têm algum colega que se estreça muito fácil, não faça brincadeiras maldosas, pessoas podem sair machucadas principalmente você. Se ver alguém fazendo um ato de violência peça ajuda ao SOE de sua escola, ele tomará as devidas providências. Peça conselhos a seus pais também, a violência precisa ter fim.

    Colégio Estadual Diva Costa Fachin
    Professora Tânia Cíceri

    ResponderExcluir
  22. Respeitar os professores dentro e fora da sala de aula, pedir para falar na hora certa e o professor não pode deixar que seus alunos tomem conta dele.
    C.E.Diva Costa Fachin.
    Prof:Tânia Cíceri

    ResponderExcluir
  23. Para evitar a violência escolar,os professores e alunos devem se respeitar,se você tem um colega que é agressivo,que gosta de uma encrenca,ou professor,chegue,tente conversar falar o que é certo e o que é errdado,tentar ajudar o máximo,para evitar as violências nas escolas.

    Professora: Tânia Cíceri
    Escola: Diva Costa Fachin

    ResponderExcluir
  24. Os professores devem ser mais comunicativos com os seus alunos, pois quando eles fazem alguma coisa errada dentro da sala de aula, os professores já partem para a agressão. Então poderia cada um tentar ajudar tendo respeito uns aos outros para que isso não ocorra mais nas salas.

    Colégio: Diva Costa Fachin
    Professora: Tânia Cíceri

    ResponderExcluir
  25. Igor Leonardo Monteiro28 de abril de 2009 às 14:09

    Todos sabem que a violência nas escolas está ficando cada vez maior,e as pessoas que cometem esses atos não estão nem aí para os professores,colegas e nada que seja relacionado com a educação.As medidas a serem tomadas devem ser mais drásticas.Os alunos devem se conscientizar que com isso não vão ganhar nada,então devem mudar as suas atitudes,devem respeitar as regras da escola,os colegas e principalmente os professores.Essas pessoas devem mudar, traçarem um rumo para serem alguém na vida,porque a educação só irá melhorar se essas pessoas melhorarem também.Isso é o que eu digo para todos,respeitem para serem respeitados porque desse jeio que está indo já não dá mais.

    Escola:Diva Costa Fachin
    Professora:Tânia Cíceri

    ResponderExcluir
  26. Bruno Luiz de Souza Ronchi28 de abril de 2009 às 14:11

    A violência escolar é uma prática absurda que vem tomando grande espaço nos noticiários e na mídia em geral.
    É realmente digno de perplexidade, ver tantos casos de agressões dentro de uma escola e não achar que isso é um absurdo. Pois vejam só: além de não dar a mínima, muitos ainda põem a culpa no órgão formador de cidadãos: a escola. Este erro: culpar a instituição de ensino pela agressividade dos alunos. Ora pois, as pessoas tornam-se ou fingem-se de cegas e desassociam a responsabilidade desses comportamentos à sociedade e à famíla.
    Uma música dizia assim: "[...] A santíssima sociedade não tem nenhum mistério[...]", também o trio responsável pela formação de cidadãos honestos e propícios a conviver dentro de uma sociedade não tem nenhuma "coisa" tão inóbvia assim! Está claro, tanto quanto óbvio que cada lado do "triângulo" formam um só cidadão, íntegro e honesto. É como uma fórmula matemática: a soma dos quadrados de catetos (família+sociedade) é igual ao triângulo de hipotenusa (o cidadão). Pense nisso. Cada um, com a sua opinião pode dar sugestões para um mundo melhor. Mas além de cogitar, se deve executar.

    Colégio Estadual Diva Costa Fachin, Profª Tânia Schaurich Cíceri.

    ResponderExcluir
  27. A violência na escola é um reflexo do que está acontecendo também fora dela. Há violênia por todos os lados, por que deixaria de acontecer dentro da escola? Não tenho poderes para acabar com o a violência e nem a polícia consegue. Políticas públicas de inserção social, melhor distribuição da renda, gradativa diminuição dos abismos salariais, ocupação para os jovens, emprego e progresso. A propósito o próprio salário pago aos profesores que é ínfimo é também uma violência.
    Obs: não autorizo a publicação em outro lugar a não ser aqui.

    ResponderExcluir
  28. A Escola parece não ser mais a mesma, por que não param de acontecer casos de violência Escolar. Há casos de famílias que pensam o seguinte: que os filhos indo a escola,já estão sendo educados. Mas nós sabemos que não é assim, a educação começa em casa, e que a escola é para adquirir conhecimento e não para desempenhar o papel que deveria ser da família. Os alunos refletem na sala de aula tudo o que lhes foi ensinado em casa, desde comportamento, atitudes e respeito. Para acabar com a violência escolar é preciso que a família do jovem imponha autoridade e limites a ele, não o deixando fazer o que quiser. Também é necessário, que o Jovem tenha respeito com o professor, e que se tiver problemas com colegas e/ou professor vá até o SOE da escola, evitando brigas e discussões.

    (Autorizo a publicação no Jornal do Povo, em matéria sobre o Projeto JP/24ª CRE na Sala de Aula)

    Guilherme Moreira Slveira
    Idade: 13 anos

    Colégio Estadual Diva Costa Fachin - Profª Tânia Regina Schaurich Cíceri.

    Cachoeira do Sul

    ResponderExcluir
  29. Não deixar entrar armado na sala de aula para não ter violência para não tirar vida de alunos.


    Nelci Porto Lopes
    Gustavo Cavalheiro Gomes

    Escola Angelina

    ResponderExcluir
  30. lápis
    arma
    bala
    caderno
    livro

    Claudiomiro
    Escola Angelina - Alfabetização

    ResponderExcluir
  31. Minha opinião para melhorar a escola:
    os pais ensinarem os filhos a não agredir as professoras
    Maria de Lourdes Goularte
    Escola Angelina

    ResponderExcluir
  32. Para acabar com a violência na escola, o aluno tem que ter um fundamento no seu lar. Tem que ter uma harmonia no seu lar. Tem que praticar o amor para com o seu próximo porque o amor tudo suporta tudo crê tudo espera. Temos que ser muito longâni mes na criação dos filhos, corajosos, bondosos generosos com eles ter comunicação é a base para uma boa educacão. O povo o mundo precisa conhecer jesus cristo o filho de deus ele é o caminho a verdade e a vida ele a luz do mundo. O mundo precisa de amor

    Paulo Josué Dorneles dos Santos
    e Mauricio Machado da Silva
    Escola Angelina Salzano Vieira da Cunha

    ResponderExcluir
  33. lápis arma bala caderno




    Antonio
    Escola Angelina - EJA - AlFabetização

    ResponderExcluir
  34. Para acabar com a violência devemos se dar bem com todos, respeitar os mais velhos, não brigar com os colegas e também para acabar com a violência não devemos nos envolver com drogas.
    a violência tem que acabar em todas as escolas.
    Respeitando os colegas nós podemos terminar com a violência na escola.
    A violência não tem que acabar só na escola mas nas ruas e em casa, porque a violência também vem de casa. Por isso temos que ser respeitados em casa também.
    Para acabar com a violência em casa devemos conversar com os pais com respeito e com calma. Assim podemos ter um mundo livre da violência

    Emilin e Franciele

    Escola Angelina

    ResponderExcluir

Informe nome e sobrenome, idade, escola e cidade.