quarta-feira, 31 de março de 2010

Primeira reportagem especial do JP/24ª CRE na Sala de Aula sai segunda

A primeira reportagem especial do Projeto JP/24ª CRE na Sala de Aula será publicada nesta segunda-feira (05 de abril). O tema, “A vida ameaçada”, é uma convocação ao trabalho, nas escolas, com a questão do meio ambiente e a sustentabilidade. O cronograma completo com as demais datas e temas das reportagens especiais foi divulgado nesta terça-feira (30 de março), durante a reunião inicial com os 64 professores participantes da proposta, na 24ª Coordenadoria Regional de Educação.

Nos dias estabelecidos no cronograma, os professores inscritos podem retirar, gratuitamente, exemplares de Jornal do Povo para levarem para a sala de aula. Uma mudança em 2010 é que os jornais ficarão disponíveis mais cedo, a partir das 6h, e poderão ser retirados direto no JP (com entrada pela Rua Saldanha Marinho, lateral da antiga Gráfica Jacuí). Quem não conseguir buscar seus jornais no dia da publicação poderá retirá-los, a partir do dia seguinte, na 24ª CRE.

Na reunião com os professores, a coordenadora pedagógica do projeto, Patricia Vargas da Rosa, explicou também a sistemática avaliativa adotada em 2010: a avaliação ocorrerá no final do ano, em reunião para troca de experiências, que já tem data marcada para 02 de dezembro, às 9h, na 24ª CRE. Patricia apresentou aos professores, ainda, os demais projetos que integram o JP/24ª CRE na Sala de Aula, que são o Espaço da Leitura, através do qual as escolas podem levar o jornal para leitura em seus eventos culturais, o Repórter por um Dia, que é um concurso de textos jornalísticos, fotos, artigos e charges para os alunos, e o blog do projeto, que é um espaço de divulgação das atividades feitas em aula e interatividade.

Os professores que participaram da reunião desta terça-feira receberam a cópia do projeto e também um kit com brindes do Grupo Vieira da Cunha: Revista Linda, Jornal Formigão e ingressos para o Cine Via Sete, que é parceiro do projeto. Além disso, foram sorteadas 20 assinaturas trimestrais do JP, totalmente gratuitas para os docentes contemplados.



IMPORTANTE

As inscrições para o Projeto JP/24ª CRE na Sala de Aula de 2010 estão encerradas. Um total de 8.320 alunos serão envolvidos pela proposta neste ano, em 41 escolas estaduais, municipais e particulares de Cachoeira do Sul, Paraíso do Sul, Cerro Branco e Novo Cabrais. Serão distribuídos, mensalmente, 2.970 exemplares gratuitos de jornais para os 64 pofessores participantes.


Professores mostraram o que dá certo em sala de aula



A reunião desta terça-feira abriu espaço para que professores que participaram do JP/24ª CRE na Sala de Aula de 2009 relatassem atividades de sucesso desenvolvidas a partir do projeto. O professor Rafael Plautz Mourales, da Escola Municipal Aldo Porto dos Santos (Distrito de Bosque), mostrou a experiências com jornal escolar que ajudaram a dinamizar as aulas e garantiram aos seus alunos premiação no Repórter por um Dia. Em sua apresentação, foi exibido o vídeo com o telejornal produzido pelos alunos da escola.

A professora Patricia Dias, que trabalha nas escolas estaduais Bairro Carvalho e Professora Marieta Ribeiro de Almeida, falou sobre sua prática nas duas escolas e relatou a proposta que já começou a desenvolver em 2010, visando a redução do desperdício de papel.

O professor Cezar Mozart Vasconcelos Pedroso, da Escola Municipal Manoel Carvalho Portella, mostrou como transformou um dos temas de 2009 em pesquisa científica e evento escolar, trabalhando com alunos da Educação de Jovens e Adultos.



Como funcionará o projeto em 2010



Jornal na Sala de Aula

Os docentes recebem, gratuitamente, exemplares do Jornal do Povo (do dia), com reportagens especiais tratando de temas do cotidiano. Periodicidade: mensal.



Público-alvo: estudantes da Educação Básica (ensinos Fundamental – a partir da 5ª série/6º ano e Médio) de escolas públicas ou particulares de Cachoeira do Sul e região.



RETIRADA DOS JORNAIS:



Cada professor é responsável por retirar os jornais.

No dia do projeto, o jornal ficará disponível a partir das 6h, no jp (entrada pela antiga Gráfica Jacuí, na Rua Saldanha Marinho). Retirar até 17h.

A partir do dia seguinte: na 24ª CRE

Para os professores de Novo Cabrais, Paraíso do Sul e Cerro Branco, os jornais serão entregues pelos representantes regionais.


AVALIAÇÃO:



Reunião em 02/12/2010 - avaliação final com os professores, às 9h, na CRE

Não haverá mais avaliação semestral. Controle a partir da assiduidade na retirada dos jornais.





OUTRAS AÇÕES PROPORCIONADAS:



Espaço da Leitura

Mediante agendamento prévio, as escolas recebem jornais do dia para criar um espaço de leitura de jornal em eventos escolares.





Blog: www.jp24crenasaladeaula.blogspot.com



Traz informações do projeto, notícias, texto para formação do professor, divulgação das atividades feitas pelos professores, espaço para a interatividade com alunos e links para acesso aos sites do Jornal do Povo, Programa Jornal e Educação da Associação Nacionais de Jornais (ANJ) e Associação de Leitura do Brasil (ALB)



Repórter por um Dia



Os melhores trabalhos de alunos Os melhores trabalhos serão publicados pelo jornal, em suplemento que imita a edição do JP. O lançamento e publicação do regulamento ocorrerão no dia primeiro de setembro de 2010, nas páginas do Jornal do Povo.

13 comentários:

  1. Devemos ser consientes em tudo o que fomos fazer! desenvolvendo atividades que protegem e cuidam o meio ambiente para evitar danos,catástrofes climáticas,poluições,etc...

    ResponderExcluir
  2. Minha mãe e eu vivemos discutindo por que não concordamos nunca nas mesmas respostas,quando quero fazer coisas diferentes ela não deixa,eu sei que ela faz isso para me proteger.
    Bom a maioria discutem com sua mãe porque algumas acham que seus filhos não tem responsabilidade , mas também os adolecentes não provam , por causa disso surgem as brigas.


    Nome:Diogo Santanna de Oliveira
    Data:7.05.10 turma:71
    Professora:Dione Arrial
    Escola:Diva Costa Fachin

    ResponderExcluir
  3. Nome: Rafael Martins
    Escola Juvêncio Soares
    Portugal, porcausa do jogador C.Ronaldo

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo de Oliveira de Moura junior
    Escola:E.E.E.F.Juvêncio Soares
    Portugal por causa de C.Ronaldo

    ResponderExcluir
  5. Nome..Emerson Rossi Fagundes.
    Escola Juvêncio Soares.
    Brasil,porque tem mais time,os jogadores tem raça e vontade de jogar e tecnica própria.

    ResponderExcluir
  6. Nome:Milena Rodrigues Gomes.
    Escola:Juvêncio Soares.

    Brasil porque é nosso país e tem jogadores craques.

    ResponderExcluir
  7. Nome. Erics Rossi Rodriguis.
    Escola.Juvêncio Soares
    Argentina porque tem o Messi que é o melhor do mundo.

    ResponderExcluir
  8. nome:Gabriel Dutra Alves
    Juvêncio Soares
    Camarões, é que eles gastam!!!

    ResponderExcluir
  9. África do Sul
    Eu acho que a Holanda vai ser a grande campeã da cpa do Mundo da Africa do Sul
    Por demostrar um futebol vistoso, com muito toque de bola, um futebo, bunito de se ver
    A Holanda contem grandes craks como Van Persie, Robben e Snejder

    ResponderExcluir
  10. Nome:Mateus Leandro de Arrial Dias
    Escola:Escola estadual de ensino médio Presidente Afonso Pena

    África do Sul
    Eu acho que a Holanda vai ser a grande campeã da cpa do Mundo da Africa do Sul
    Por demostrar um futebol vistoso, com muito toque de bola, um futebo, bunito de se ver
    A Holanda contem grandes craks como Van Persie, Robben e Snejder

    ResponderExcluir
  11. Nome:Mateus Leandro de Arrial Dias
    Escola:Escola estadual de ensino médio Presidente Afonso Pena
    Idade:14

    África do Sul
    Eu acho que a Holanda vai ser a grande campeã da cpa do Mundo da Africa do Sul
    Por demostrar um futebol vistoso, com muito toque de bola, um futebo, bunito de se ver
    A Holanda contem grandes craks como Van Persie, Robben e Snejder

    ResponderExcluir
  12. Tomás Nunes Holzschuh

    A Copa do MUndo tem como maior concorrente para ganhar a Argentina porque a Argentina montou um dos melhores times da Copa.

    ResponderExcluir
  13. Nome:Talis Bruno Cerentini.
    Escola:E.E.Ens.Medio Presidente Afonso Pena.
    Cidade:Paraíso do sul.

    Não é facíl dizer não as drogas,principalmente quando quem oferece é alguém especial em sua vida.
    Um único vacilo,entretanto,pode resultar em vício ou acabar com sua vida.

    ResponderExcluir

Informe nome e sobrenome, idade, escola e cidade.