terça-feira, 28 de abril de 2009

João Neves consciente sobre a violência




Galerinha do João Neves: debate em sala de aula sobre a violência na própria escola



As professoras Leonor Freitas Oliveira e Carla Adriana Bulsing, do Instituto João Neves da Fontoura, estimularam o senso crítico e a conscientização de seus alunos da terceira série do ensino fundamental através de um debate sobre violência na escola. O trabalho foi baseado na primeira reportagem do projeto JP/24ª CRE na Sala de Aula, que tratou justamente sobre o assunto. Os cerca de 90 estudantes que participaram da atividade têm entre 8 e 10 anos de idade.
Eles leram a reportagem, discutiram em sala de aula e levaram o tema para casa para que seus pais também pudessem participar da abordagem. Leonor e Adriana ressaltam que os pais responderam um questionário e expuseram suas opiniões sobre como a violência deve ser evitada no ambiente escolar. As soluções mais apontadas foram: a união entre família e escola, o diálogo e a busca por uma convivência melhor entre pais, filhos, colegas e professores, a vivência de valores, atenção e observação no comportamento dos estudantes, além da imposição de limites e cobrança de responsabilidades dos jovens.
EXPOSIÇÃO - As respostas dos pais e a opinião dos alunos estão expostas em um mural, no corredor da sala de aula, feito exclusivamente para os trabalhos que surgirem através do projeto JP/24ª CRE na Sala de Aula. Durante breve entrevista ao Jornal do Povo os alunos da turma de Leonor alegaram que a violência escolar se apresenta principalmente na hora do recreio, quando alguns alunos participam de brincadeiras com chutes, socos e empurrões. Eles também reclamaram da violência verbal através de apelidos.

Oi, Gente! Oi galera do Diva, profe Tânia!

Que legal que vocês estão partcipando da nossa enquete, dando opinião sobre como resolver esse problema que é a violência na escola. Estou adorando ler o que vocês estão escrevendo e saber que o projeto está provocando reflexões tão profundas! Parabéns também à Profe Tânia que está incentivando esse trabalho!

Um abraço,

Patricia Vargas da Rosa
Coordenadora Pedagógica do Projeto JP/24ª CRE na Sala de Aula

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Espaço da Leitura foi sucesso no Colégio Imaculada Conceição


O Colégio Imaculada Conceição foi a primeira escola a agendar o Espaço da Leitura do Projeto JP/24ª CRE na Sala de Aula em 2009. A iniciativa levou exemplares gratuitos de jornal para um recanto de leitura que fez parte da programação alusiva à semana mês dos autores William Shakespeare, Monteiro Lobato e Miguel de Cervantes, ocorrida de 13 a 16 de abril.
Foi um sucesso! Parabéns à escola, que já se mobiliza em novo projeto: um concurso de redações feitas a partir da leitura da reportagem especial do projeto JP/24ª CRE na Sala de Aula do mês de abril.


IMPORTANTE
O Espaço da Leitura ocorre em parceria com o Projeto Ler é Saber, da 24ª Coordenadoria Regional de Educação. Mediante agendamento prévio, as escolas recebem jornais do dia para criar um espaço de leitura de jornal em eventos escolares, como feira do livro, semana cultural ou similares. As escolas recebem gratuitamente os jornais e disponibilizam para a comunidade circulante dos seus eventos. Para agendar o Espaço da Leitura, basta entrar em contato com a professora Patricia Vargas da Rosa, na 24ª CRE, pelo telefone (51) 3722-3599.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Enquete


Participe dessa discussão:
O que se pode fazer para acabar com a violência na
escola?
Poste aqui seu comentário.

A violência entre os muros da escola

Há poucas semanas, em Porto Alegre. Uma professora é agredida por uma aluna adolescente, dentro da escola. Vai parar no hospital. Poucos dias antes, em Caxias. Uma professora é demitida, acusada por uma criança de ter calado sua boca com fita adesiva, dentro da escola. Novela das oito. Um jovem, Zeca, agride brutalmente outro jovem, com total apoio do seu pai, dentro da escola. Na realidade e na ficção, as cenas se repetem num mesmo cenário: a escola. A violência invadiu os muros das instituições educacionais e fica difícil saber quem são, afinal, os culpados e os inocentes. Os jovens reclamam de uma escola que não atende suas necessidades. Os professores reclamam que as famílias não fazem sua parte na educação das crianças. Os pais dizem que os filhos já não respeitam sua autoridade. Tentando buscar um diagnóstico do problema da violência na escola, o Projeto JP/24ª CRE na Sala de Aula foi ouvir a psicopedagoga Rosane Figueiredo, com 32 anos de experiência nesse tipo de assunto.
Leia a reportagem, na íntegra, na edição do JP desta segunda-feira, dia 13 de abril, no site do Jornal do Povo:www.jornaldopovo.com.br

Primeira reportagem do JP/24ª CRE na Sala de Aula sairá nesta segunda




A violência na escola será o tema da primeira reportagem especial de 2009 do Projeto JP/24ª CRE na Sala de Aula, que será publicada nesta segunda-feira (13 de abril) pelo Jornal do Povo. A matéria traz uma análise das causas e possíveis soluções para esse problema, que preocupa pais, professores e até os próprios alunos. Um total de 2,8 mil exemplares inteiros do JP desta segunda serão distribuídos, gratuitamente, para os 66 professores que participam do projeto em 2009. O material possibilitará que 8.266 alunos sejam envolvidos na leitura e discussão do jornal. Neste ano, o projeto atinge 52 escolas estaduais, municipais e particulares de cinco municípios: Cachoeira do Sul, Novo Cabrais, Cerro Branco, Agudo e Paraíso do Sul.
Os professores participantes do JP/24ª CRE na Sala de Aula conheceram todos os temas que serão abordados pelo projeto em 2009 numa reunião que aconteceu na manhã desta terça-feira (7 de abril), na 24ª Coordenadoria Regional de Educação. Na abertura do encontro, o diretor do Jornal do Povo, Eládio Dios Vieira da Cunha, salientou a importância da parceria com os professores para a continuidade da iniciativa, que chega ao seu 13º ano. Em sua fala, o diretor apresentou um panorama nacional do engajamento das empresas jornalísticas no Programa Jornal e Educação, da Associação Nacional de Jornais (ANJ), entidade da qual o JP é associada. A Coordenadora Regional de Educação, Lúcia Fogliatto Homrich, abordou a amplitude pedagógica do projeto no incentivo à leitura do jornal e de outros portadores de texto.
Os detalhes operacionais do projeto em 2009 foram apresentados pela coordenadora pedagógica do JP/24ª CRE na Sala de Aula, Patricia Vargas da Rosa, que também entregou um kit de produtos editoriais do Grupo Vieira da Cunha aos professores, composto pelo Anuário de Cachoeira do Sul, Anuário RS, revista Linda e uma cópia impressa do projeto para este ano. Os docentes receberam ainda, um presente do Cine Via Sete, apoiador do projeto: dois ingressos gratuitos, como forma de incentivar a cultura cinematográfica entre os professores. Foram sorteadas, também 10 assinaturas-brinde do JP entre os participantes do projeto.

IMPORTANTE

Os professores participantes do Projeto JP/24ª CRE na Sala de Aula receberão, gratuitamente, durante todo o ano letivo, uma vez por mês, exemplares do Jornal do Povo em quantidade suficiente para a leitura e trabalho pedagógico com os alunos. No dia em que o JP vai para as escolas, a edição ganha uma página de reportagem especial, abordando temas de interesse do público escolar.



Blog do projeto foi lançado na reunião

O Projeto JP/24ª CRE na Sala de Aula agora disponibiliza um blog com informações, notícias, enquetes e espaço para a interatividade com alunos e professores. O blog traz, ainda, links para acesso aos sites do Jornal do Povo e Programa Jornal e Educação da Associação Nacionais de Jornais (ANJ). O espaço também será utilizado para divulgar atividades promovidas pelos professores participantes do projeto e artigos produzidos por eles.
O lançamento do blog foi feito pela coordenadora pedagógica do projeto, Patricia Vargas da Rosa, na reunião com os professores participantes, na manhã desta terça-feira.
O endereço na internet, também servirá para a formação continuada dos professores. Patricia informou que foi firmada uma parceria com a educadora Carmen Lozza, ex-coordenadora do Programa Jornal e Educação da ANJ e do programa Quem lê, sabe mais, dos jornais O Globo e Extra, do Rio Janeiro, que disponibilizou o texto “O Jornal na Escola: superando limites, ampliando possibilidades”, um curso para professores que desejam refletir sobre o uso do jornal em sala de aula.
A cada mês, um novo capítulo do texto será disponibilizado aos professores no blog, para leitura e discussão. “O primeiro texto já está disponível no blog. É um convite para pensar a prática e colocá-la em discussão, em rede”, afirmou a coordenadora pedagógica do JP/24ª CRE na Sala de Aula.
O endereço do blog do projeto é:
http://www.jp24crenasaladeaula.blogspot.com. Qualquer um pode acessar e enviar seus comentários.



As datas e temas do JP/24ª CRE na Sala de Aula de 2009

13/04 – Violência na escola
11/05 – Como a crise mundial afeta os jovens
08/06 – Sexualidade
Julho – Período destinado ao preenchimento da avaliação semestral
10/08 – Eu faço a diferença
14/09 – Quem quer ser Repórter por um Dia?
13/10 – Escolha profissional
16/11 – Vencedores do Repórter por um Dia – suplemento especial
Dezembro – Período destinado ao preenchimento da avaliação final do projeto


Atenção: Os professores poderão retirar seus exemplares gratuitos do JP, nas datas do cronograma, sempre a partir das 10h, na 24ª Coordenadoria Regional de Educação. Para as escolas particulares, o local de retirada é a recepção do Jornal do Povo. Os professores de escolas de Novo Cabrais, Cerro Branco, Agudo e Paraíso do Sul receberão seus exemplares através dos representantes do JP na região.


Quem não compareceu à reunião

Os professores que não estiveram na reunião do projeto JP/24ª CRE na Sala de Aula desta terça-feira receberão o material que foi entregue aos participantes, na próxima segunda-feira, junto com os exemplares gratuitos do jornal. O kit do professor é composto por uma cópia do projeto, o Anuário de Cachoeira do Sul 2008-2009, Anuário Rio Grande do Sul, um exemplar da revista Linda e dois ingressos-cortesia do Cine Via Sete, apoiador do projeto.

Professores sorteados

Ganharam assinatura mensal gratuita do Jornal do Povo

Rafael Mourales - E.M.E.F. Aldo Porto dos Santos
Mara Prade - E.M.E.F. Rodrigues Alves (Paraíso do Sul)
Conceição Marifran dos S. Nunes - E.E.E.F. Angelina S. V. da Cunha
Arlene T. dos Santos Pereira - E.E.E.M. Vital Brasil/ E.M.E.F. Baltazar de Bem
Eleni Teresinha Lemes Allram - E.E.E.F.Zilah da G. Mor/E.E.E.EM. Dr. Liberato S. V. da Cunha
Magda E. Scotta Hentschke - Colégio Sinodal Barão do Rio Branco
Leila Aparecida Brasil Menezes - E.M.E.F. João Pereira Fortes (Paraíso do Sul)
Doris Teresinha Regio Lopes - E.E.E.F. Alfredo Schlesner (Paraíso do Sul)/E.E.E.M. Coronel Ciro Carvalho de Abreu
Ana Elisa Huegel Richa (E.E.E.F. Dr. David Fontoura de Barcelos)
Adriana Choaire (E.E.E.F. Juvêncio Soares)

Os professores sorteados que não estavam na reunião desta terça-feira poderão retirar sua assinatura-brinde junto com os exemplares de jornal que serão disponibilizados nesta segunda-feira (13 de abril).