As professoras Leonor Freitas Oliveira e Carla Adriana Bulsing, do Instituto João Neves da Fontoura, estimularam o senso crítico e a conscientização de seus alunos da terceira série do ensino fundamental através de um debate sobre violência na escola. O trabalho foi baseado na primeira reportagem do projeto JP/24ª CRE na Sala de Aula, que tratou justamente sobre o assunto. Os cerca de 90 estudantes que participaram da atividade têm entre 8 e 10 anos de idade.
Eles leram a reportagem, discutiram em sala de aula e levaram o tema para casa para que seus pais também pudessem participar da abordagem. Leonor e Adriana ressaltam que os pais responderam um questionário e expuseram suas opiniões sobre como a violência deve ser evitada no ambiente escolar. As soluções mais apontadas foram: a união entre família e escola, o diálogo e a busca por uma convivência melhor entre pais, filhos, colegas e professores, a vivência de valores, atenção e observação no comportamento dos estudantes, além da imposição de limites e cobrança de responsabilidades dos jovens.
EXPOSIÇÃO - As respostas dos pais e a opinião dos alunos estão expostas em um mural, no corredor da sala de aula, feito exclusivamente para os trabalhos que surgirem através do projeto JP/24ª CRE na Sala de Aula. Durante breve entrevista ao Jornal do Povo os alunos da turma de Leonor alegaram que a violência escolar se apresenta principalmente na hora do recreio, quando alguns alunos participam de brincadeiras com chutes, socos e empurrões. Eles também reclamaram da violência verbal através de apelidos.