segunda-feira, 2 de maio de 2011

Ciberbullying: perigo nas redes sociais

A internet tem muita coisa boa para ser aproveitada: dá para namorar e fazer amizades, alguns compram, trabalham, estudam, escrevem, pesquisam, tudo usando a internet. Para quem tem um telefone celular, as possibilidades de interação aumentam ainda mais. Não foram, entretanto, somente hábitos saudáveis como namorar e conversar com os amigos que migraram para os meios virtuais.
O bullying, aquele tipo de agressão física ou psicológica (apelidos, xingamentos etc) que tanto ocorre no dia-a-dia, também ganhou sua versão online: se você ou algum colega seu recebe constantemente mensagens no celular, e-mails, recados no blog ou no site de relacionamento com xingamentos, ofensas e humilhações, isto é um caso de ciberbullying, uma violência grave que não pode ser encarada como apenas uma brincadeirinha entre colegas. Por conta disso, escolas e pais proíbem o uso de muitos sites e até da internet em algumas ocasiões.

Confira a reportagem completa no site do Jornal do Povo, edição de 02 de maio de 2011. Acesse: www.jornaldopovo.com.br

13 comentários:

  1. Acho que quem sofre ciberbullying com os colegas deve falar para os coordenadores de seu colégio e com alguns amigos, e nunca ficar sozinho pois se torna um alvo bem mais vulnerável!!!
    Isadora Fontanari
    Marista Roque
    Cachoeira do Sul

    ResponderExcluir
  2. Não colocar apelido nos colegas,porque eles podem se revoltar e colocar apelido em você também.
    E você não vai gostar.
    COLÉGIO marista roque
    Henrique 182 Luciane

    ResponderExcluir
  3. O bullying sempre existiu, porém hoje em dia ele é praticado por jovens e com muito mais frequência e agora está invadindo as redes sociais humilhando publicamente muitas pessoas, normalmente como uma forma de vingança ou defesa.

    Ingrid Santos Silveira
    Colégio Marista Roque
    Turma 182 - Professora Luciane

    ResponderExcluir
  4. 1-Não reaja intempestivamente para proteger a criança/jovem.Por exemplo, não se ajuda uma vitima castigando-a.Se a criança é vítima de Cyberbullying,não lhe retire o acesso ao computador ou internet.

    5ª Série
    Nicoli Gall
    Escola Rio Jacuí
    Turma:52-Professora Ana Luísa

    ResponderExcluir
  5. LUIS FELIPE DE QUADROS13 de maio de 2011 às 17:17

    PARA EVITAR O CYBERBULLYING A GENTE EXCLUI OS APLICATIVOS QUE NÃO CONHECE .
    E.E.E.E.F RIO JACUÍ
    LUIS FELIPE DE QUADROS
    5° SÉRIE

    ResponderExcluir
  6. Como evitar o Cyberbullying entre os colegas da escola? Bloqueando so sites que contenham pornografia infantil,racismo,neonazismo,intolerância etc... Turma:52 Emanuele Silva
    Professora:Ana Luísa
    ESCOLA RIO JACUÍ

    ResponderExcluir
  7. Acho que para não ser vitima do Cyberbullying devemos respeitar os nossos colegas pois não fazemos nada para os outros se não queremos para nós.Já se você souber de alguém que esteja sofrendo cyberbullying tome uma atitude e denuncie pois isso é crime, mas antes de tudo converse com seu amigo e tente ajuda-lo a resolver a situação.

    Ana Júlia Thoma
    Turma:182 Professora: Luciane
    Colégio Marista Roque

    ResponderExcluir
  8. na minha opinião nos não devemos ficar quieto quanto nos vemos uma coisa dessas.Eu acho que nos precisamos tomar uma providencia,por que isso pode acabar com a vida de uma pessoa

    Fernanda Pasqualin
    Turma:81 Professora:Liete
    colégio:Imaculada Conceição

    ResponderExcluir
  9. Não aceitar qualquer mensagem e não mandar para outras pessoas, evitar provocações de pessoas mesmo que sejam amigas.
    Sempre avisar um adulto.

    ResponderExcluir
  10. Julio Cesar Gularte18 de maio de 2011 às 11:32

    Não raqueando redes sociais e não mandar mensagens ilegais

    ResponderExcluir
  11. Não esconda nada dos adultos,e princinpalmente da familia.Não responda a nenhuma pessoa e grave as mensagens mas não se revolte porque você poderá se dar mal,porque esrará respondendendo com outra violência.

    ResponderExcluir
  12. Na minha opinião, quem sofre bullying ou cyberbullying não deve se isolar, deve contar a seus amigos, familiares e até mesmo procurar ajuda com os professores e coordenadores da escola. A pessoa que se intimida, de certa forma fica mais vulnerável á sofrer o bullying. É muito importante também, conscientizar as pessoas para que não cometam o bullying, e pensar, será que eu gostaria que fizessem isso comigo? vale apena refletir e não entrar nessa.

    Mariana Pinheiro Machado
    Colégio Marista Roque
    turma: 182
    professora: Luciane

    ResponderExcluir
  13. Imaginar-se no lugar da vítima de cyberbullying e entender melhor a situação que ela passa.Manter a união e interação de todos os colegas sem exclusão e dirigir-se com respeito para com os mesmos.

    ResponderExcluir

Informe nome e sobrenome, idade, escola e cidade.