A Escola Estadual de Ensino Fundamental Antonio Vicente da Fontoura lançou neste mês mais uma edição do seu jornal mural. A produção foi feita pelos alunos que freqüentam a sala de altas habilidades e superdotação da escola, com a coordenação da professora Marlene Venturini de Souza Schmidt. O painel, um espaço permanente de divulgação de trabalhos, é uma ação integrada ao Projeto JP/24ª CRE na Sala de Aula, do qual a professora é uma das parceiras há vários anos.
Conforme Marlene, a temática do cyberbullying, abordada em reportagem especial do projeto, em maio, rendeu trabalhos sobre a questão do respeito (dentro e fora do mundo virtual), sobre princípios morais e éticos e sobre a delicada importância de saber conviver com o outro. Além das discussões e pesquisas, os alunos formularam suas próprias dicas sobre limites e convivência e criaram poesias a partir do tema respeito, valor trabalhado paralelamente.
Um dos poemas que se destacam é o do aluno Vagner Goulart de Freitas, de 17 anos, com o título “Poema virtual” (leia abaixo), que trata especificamente sobre o cyberbullying e a ética na internet. “Acho que vale a pena incentivar a gurizada, principalmente os adolescentes, que estão despertando para o gênero poesia”, avalia a professora Marlene, que já coordenou a produção de livros de poesias dos alunos da sala de altas habilidades.
Importante
O tema cyberbullying também esteve em pauta na Escola Antonio Vicente da Fontoura durante as atividades do Dia da Solidariedade (em 2011, no dia 21 de maio). Além de atividades como aeróbica, teatro, oficina pinta-cara, arrecadação de alimentos e linhas de lã para a Campanha Quadradinhos do Amor, os alunos participaram de palestras sobre respeito ao meio em que vivemos, que envolveu a discussão do cyberbullying e a prevenção às drogas. Alunas do HCB deram apoio ao evento, com verificação de pressão arterial. O ex-aluno Rodrigo Bittencourt, talento descoberto na escola, animou com música as atividades. O Projeto JP/24ª CRE na Sala de Aula também marcou presença, levando o Espaço da Leitura ao Dia da Solidariedade da Antonio Vicente.
Poema virtual
Cada vez que entro na rede
Dá um medo de ver
Tanta coisa errada se percebe
É um grande caos que está acontecer...
Tem gente postando tudo errado:
Colocando foto, vídeo
Tudo o que quer
Sem nem pensar sequer!
Tudo de forma indiscriminada
Sem respeito, sem noção...
Quem entra na rede
Precisa ter princípios e muita educação.
A web é um mundo virtual
Cheio de coisa boa e ruim
Mas precisamos cuidar o que fazemos
Tendo sempre atitude ética e legal.
Quem fere essa conduta
Está infringindo a lei
Quebrando as regras de convivência
E não está vivendo nada bem.
Cultive atitudes de respeito
Não fazendo inclusive cyberbullying
O importante é saber viver
Viver num mundo plugado em deveres e direitos.
Autor:
Vagner Goulart de Freitas, 17 anos