segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Drogas: você está preparado para dizer não?

Quando vemos na TV uma história de um artista que está envolvido com drogas, é fácil julgar e perceber que a pessoa está numa roubada. Quando acontece com a gente ou com um amigo ou alguém próximo de nós, no entanto, é mais complicado decidir quem é vilão e quem é mocinho na trama.

Nessas horas, por mais que saiba que as drogas (todas elas) são capazes de arruinar sua vida, é muito comum se deixar levar pela curiosidade, pela curtição do momento ou pela vontade de ser aceita por aquelas pessoas, custe o que custar. Não é fácil dizer não, principalmente quando quem oferece é alguém especial na sua vida.

Um único vacilo, entretanto, pode resultar em vício ou acabar com uma vida. Por isso, o projeto JP/24ª CRE na Sala de Aula pesquisou em documentos do Ministério da Saúde, em sites de pesquisa sérios e ONGs para formular algumas dicas que podem ajudar o leitor a ter ótimos argumentos contra todas as investidas da galera que resolveu entrar nessa onda.

Confira a reportagem completa publicada no Jornal do Povo  do dia 09/08/2010,  em www.jornaldopovo.com.br

52 comentários:

  1. Suélen(Taufik Germano) 10 anos10 de agosto de 2010 às 13:46

    Achava que sabia muita coisa sobre drogas, mas lendo esta reportagem aprendi mais e agora acredito que ainda não saiba muito, mas posso aprender e até ensinar às outras pessoas. Sei que droga é um atraso de vida para qualquer um. Este já é um bom motivo para se dizer NÃO às drogas.

    ResponderExcluir
  2. Maristela (6º ano Taufik Germano- 12 anos)10 de agosto de 2010 às 13:52

    Me sinto preparada para dizer não às drogas, porque isto é um atraso de vida, é jogar nossa maravilhosa vida no lixo.

    ResponderExcluir
  3. Fabrício( 6ºano-Taufik Germano-15 anos)10 de agosto de 2010 às 13:59

    Sim, estou preparado para dizer não às drogas. As drogas lícitas, podem nos levar ao hospital e as ilícitas para a cadeia, ou até à morte, portanto são todas muito perigosas. Devemos dizer não às drogas, sempre. Ame-se de verdade e você nunca precisará de drogas como desculpas.

    ResponderExcluir
  4. Fernando(6ºano-Taufik Germano-12 anos)10 de agosto de 2010 às 14:03

    Acredito que estou preparado para dizer não às drogas, pois isso estraga nossa saúde, causando várias doenças e levando-nos até a morte.

    ResponderExcluir
  5. Catiane(6ºano-Taufik Germano-12 anos)10 de agosto de 2010 às 14:11

    Estou preparada para dizer não às drogas. Após esta reportagem, percebi que droga não está com nada. Quem entra nessa, entra numa roubada. Diga não às drogas, pois com certeza estará fazendo um bem a si mesmo e à sua família, não fazendo sofrer e nem sofrendo.

    ResponderExcluir
  6. Lais de MoraesOliveira,16 anos,Borges de Medeiros,Cachoeira do Sul.10 de agosto de 2010 às 15:43

    sim,porque as drogas e uma roubada e só servem para prejudicar a nossa vida não tem utilidade para nada são verdadeiramente uma cilada,porque quando se tem um viciado em drogas a familia sofre muito.

    ResponderExcluir
  7. Chaiane Madrid 17 anos Escola Borges de Medeiros10 de agosto de 2010 às 16:33

    Sim,porque as drogas são extremamente prejudiciais à saúde, tanto para a própria pessoa, quanto para a família que acaba sofrendo ao ver um ente querido se condenando, entrando em um mundo de onde pouquíssimos conseguem sair.

    ResponderExcluir
  8. Daniele Segabinazzi da Rosa 16 Anos Escola Borges de Medeiros10 de agosto de 2010 às 16:37

    Sim, porque tem muitas pessoas que entram nessa vida das drogas é para se divertirem mas depois tentam sair e não conseguem. As drogas não acabam com os proplemas de ninguém,e só trazem mais problemas para os jovens e principalmente para as suas famílias.

    ResponderExcluir
  9. Jose Augusto Da Silva Silveira10 de agosto de 2010 às 16:50

    Sim, eu estou muito bem preparado para dizer não às drogas ,por eu ter uma base muito boa.Ainda mais depois de ter feito um trabalho sobre o crack no ano passado com meus colegas de classe.Eu acha que os pais deveriam alertar mais seus filhos para os perigos das drogas até para as drogas lícitas como o álcool.

    ResponderExcluir
  10. Nome:Muriel pinto pereira
    Idade:9 anos
    Escola:Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura
    Cidade:Cachoeira do Sul.
    comentario: Sim fis um programa que me ajudou muito a intender que nao deve beber fumar etc...
    o programa é PROERD um programa legal porisso entendo e digo nao as drogas.

    ResponderExcluir
  11. Não sei!!!, escrever no papel com palavras bonitas e da maneira que agente imagina que aconteceria é uma coisa, mas na real, será que eu teria corágem e vigor para dizer isso, e se a situação não for como o esperado e se... e se... e se...
    As coisas nunca acontecem do jeito que agente imagina e devemos estar preparados mesmo assim e se não estiver preparado levante-se mais uma vez e continue caminhando com fé no que acredita e deseja, mesmo que não esteja preparado se você estiver determinado e certo do que você quer ninguém pode impor o que você não deseja.

    ResponderExcluir
  12. Luis Eduardo Da Rosa Machado13 de agosto de 2010 às 13:33

    Sim, eu estou preparado para dizer não as drogas pois vou começar a trabalhar e não posso botar tudo a perder por causa de alguns minutos de loucura!!!

    ResponderExcluir
  13. Não.Porque há muitas influências que podem alterar a minha opinão,como amigos,parentes mais levados e pessoas desconhecidas.
    Hoje em dia existem dois tipos de preconceito:
    Aquele que descrimina pessoas que usam drogas,por que não querem ter um futuro favorável e digno;e aquele que descrimina as pessoas que não usam drogas,por que são caretas,não são modernas,etc.
    Tambem temos influências boas,de amigos descentes,de parentes e pessoas até desconhecidas,como por exemplo as palestras escolares.

    ResponderExcluir
  14. Sim, pois estou bem informado sobre os efeitos devastadores das drogas e tambem sei escolher muito bem minhas amizades.

    ResponderExcluir
  15. Sim, me sinto preparado para dizer não as drogas, porque eu sei que este é um caminho que realmente vai estragar a minha vida.

    ResponderExcluir
  16. Jose Augusto a mãe vai bem?

    ResponderExcluir
  17. NOME: Elias Bitencourt
    Sim,já me perguntaram se eu gostaria ou teria a curiosidade de experimentar algo novo , mas fui inteligente e respondi que não , falei que isso traria uma série de fatores ruins para minha vida !

    ResponderExcluir
  18. Nome: Nicholas Martim Viegas Petzen
    Idade:15 anos
    Escola: Virgilino Jayme Zinn (CIEP)
    Cidade: Cachoeira do Sul
    Sim, pois desde sempre eu aprendi que as drogas não levam a lugar nenhum, quer dizer, levam a um lugar sim, um lugar aonde problemas e muita tristeza, dominam os usuários e a suas famílias, um lugar onde a saída é muito perturbadora e dificil, mas mesmo assim é o melhor caminho antes da morte "pegar". Mas antes de entrar nessa "viagem", diga uma frase:
    -NÃO ÀS DROGAS.

    ResponderExcluir
  19. Nome:Lucas Fernando Schwengber
    Idade:14
    Escola:Afonso Pena
    Cidade:Paraiso do Sul

    Nao é bom isso tras disgrassa pra vida!!!!!!!
    DIGA NAO AS DROGAS...

    ResponderExcluir
  20. Nome:Arthur
    Idade:14
    Escola:Afonso Pena
    Cidade:Paraiso do sul

    Droga não Leva a nada!
    Diga não as drogas!

    ResponderExcluir
  21. NOME: DALFERSON
    IDADE: 13 ANOS


    DIGA NÃO AS DROGAS !!!!
    ISSO NÃO LEVA A NADA!!!

    ResponderExcluir
  22. NOME:Tomás Nunes Holzschuh
    Sim, me sinto preparado para dizer não as drogas, porque eu sei que este é um caminho que realmente vai estragar a minha vida.

    ResponderExcluir
  23. nome: CLEITON MONTANHA
    idade: desconhecido

    isso só tras desgraças e acaba com a vida!!!

    ResponderExcluir
  24. DANIELA MICHELS
    IDADE:14
    CIDADE:PARAISO DO SUL
    ESCOLA:AFONSO PENA

    ESTOU PRONTA PARA DIZER NÃO POIS EU SEI O QUE AS DROGAS PODE FAZER MAL A UMA PESSOA LEVANDO ATÉ A MORTE



















































































    tais krug,pois as drogas












    krug

    ResponderExcluir
  25. NOME:TAIS KRUG
    IDADE:16
    CIDADE:PARAISO DO SUL
    ESCOLA:AFONSO PENA

    NÃO USE DROGAS PORQUE VOCE DESTRUIR SUA VIDA

    ResponderExcluir
  26. Nome:Mateus Leandro Arrial Dias
    Idade:14
    Turma:81
    Escola:Afonso Pena
    Cidade:Paraiso do Sul
    sim, estou preparado para dizer não, pois não quero que a minha familia sofra por min causa.

    ResponderExcluir
  27. NOME:CLEITON RAMOS
    IDADE:15
    CIDADE:PARAISO DO SUL
    ESCOLA:AFONSO PENA
    EU DIGO NÃO AS DROGAS POIS EU SEI QUE AS DROGAS FAZEM MAL AO SER HUMANO ESTRAGANDO SUA VIDA

    ResponderExcluir
  28. nome:MILENA
    idade:13
    cidade:paraíso do sul
    escola:AFONSO PENA
    TURMA:71
    Eu acho que estou preparada para dizer não as drogas....Mas fico preocupada nas más intenções de outras pessoas,tipo..colocar drogas nas bebidas,sem que eu saiba,etc...!!!!

    ResponderExcluir
  29. sim,porque que eu nãoquero destruir a minha vida e a da minha familia.E não perder o que eu ganhar.
    Nunca experimentei.Muitos famosos ja esperimentaram e se deram mal,portanto não entre nessa.
    Bruno
    13 anos
    agudo

    ResponderExcluir
  30. SIM POR QUE NÃO QUERO DESTRUIR A MINHA FAMILIA NEM A MIM MESMO NEM OS OUTOS COM AS DROGAS CIDADE:PARAISO DO SUL ESCOLA : AFONSO PENA NOME:JURGEN

    ResponderExcluir
  31. nome: Nadine Laura da Silva
    idade:15
    turma: 101
    Escola: Afonso Pena
    cidade: paraiso do sul
    Tema: drogas
    Olha sinceramente eu estou realmete preparada pra dizer não, pois é muito dificil encarar essa situação de frente sem se deparar com as consequencias, ou finjindo que o mal não existe, é facil olhar pra alguem que usa drogas e o julgar, mas não é facil olhar para alguem da familia e falar que a pessoa é isso ou aquilo.
    por isso que se você nao quer ser olhado e julgado não entre nessa, nao vale a pena...

    ResponderExcluir
  32. KImberli leão da silva, estudante, 13 anos, escola marista Roque, Cachoeira do sul.
    Sim estou preparada para dizer não.Adorei a reportagem...

    ResponderExcluir
  33. MICHELE ALTERMENN PLATEN 12 anos E.M.E.F. TAUFIK GERMANO Cachoeira do sul. DROGAS: Você está preparado para dizer não? Sim. Porque tenho minhas próprias atitudes e opiniões.

    ResponderExcluir
  34. Júlia Silveira da Silva19 de agosto de 2010 às 11:22

    Nome:Júlia Silveira da Silva
    Escola:E.M.E.F. Manoel Carvalho Portella
    Idade:10 anos
    Cidade:Cachoeira do Sul,RS

    Sim.Porque drogas mata e eu não quero morrer tão cedo.Sou feliz e quero viver muito mais.

    ResponderExcluir
  35. Nariane Freitas Barreto19 de agosto de 2010 às 11:32

    Nome: Nariane Freitas Barreto.
    Escola: E.M.E.F. Manoel Carvalho Portella.
    Idade: 11 anos
    Cidade:Cachoeira do Sul RS
    Sim. Porque minha família me orienta sobre os efeitos que as drogas nos causam. Na escola também sou muito bem orientada. Por isso digo não.

    ResponderExcluir
  36. Luiza disse...
    sim,eu me sinto preparada pra dizer não as drogas porque sou muito nova para morrer dessa maneira.
    Luiza Dias
    13 anos de idade
    E.E.Tecnica Nossa Senhora da Conceição

    ResponderExcluir
  37. Nome : Bruno Felipe Soares Oliveira
    Escola :Juvencio Soares
    Idade : 13
    Cidade :Cachoeira do Sul

    Sim,porque eu sei que a droga,não traz a felicidade para sempre e acaba com a vida desde a primeira dose.

    ResponderExcluir
  38. Samuel Francisco
    11 anos
    E.E. Juvêncio Soares
    Cachoeira do Sul
    Sim. Porque eu não quero me envolver em coisas ruins como as drogas.

    ResponderExcluir
  39. Nome : Leonardo Brendler Nosvitz
    Escola :Juvencio Soares
    Idade : 12
    Cidade :Cachoeira do Sul

    Sim porque não quero ter um futuro de viciado

    ResponderExcluir
  40. E.E.E.F Juvêncio Soares.
    Milena Gomes.
    12 anos.
    6ª série.

    Sim.Porque ja teve palestras,professores estão trabalhando com esse assunto,e várias reportagens em televisão e em jornais estão falando sempre no assunto
    "DROGAS".
    E também porque eu vejo os rostos das pessoas viciadas nas fotos do jornal,e isso é muito constrangedor,ver o sofrimento delas,e dos familiares!

    ResponderExcluir
  41. Sim.Porque muitas pessoas usam para fugir dos problemas, outros porque acham que usando uma vez não vão viciar mas vicia e depois que usamm voltam os problemas e vai ter que usar sempre!
    Brenda Machado
    12 Anos
    E.E.E.F.Juvêncio Soares
    23 de Agosto de 2010.

    ResponderExcluir
  42. Sim porque eu quero um futuro decente !!!
    Eu não quero um futuro atirado as drogas.

    Gabriel Alves
    escola-E.E.E.F Juvêncio Soares
    cidade-Cachoeira do Sul
    23 de agosto de 2010.

    ResponderExcluir
  43. Nome: Saionara Machado
    idade 14
    cidade CACHOEIRA do Sul
    Escola juvêncio Soares
    sim, porque não quero entrar nesse mundo que não tem volta.

    ResponderExcluir
  44. Lucas Alves.
    idade:15
    E.E.E.F.Juvencio Soares
    Cachoeira do sul
    Eu já estou preparado para dizer não as drogas.
    Porquea gente faz muitas coisas erradas na nossas vidas.
    Diga não as drogas.

    ResponderExcluir
  45. LUCAS MEDEIROS PEREIRA
    ESCOLA:E.E.E.F.JUVÊNCIO SOARES
    CIDADE:CACHOEIRA DO SUL
    IDADE:14 ANOS

    SIM PORQUE NÃO PODEMOS PREVER O EFEITO DAS DROGAS NO NOSSO ORGANISMO POR MAIS INOFENSIVO QUE PAREÇA.

    ResponderExcluir
  46. Carolaine Fagundes
    juvencio soares
    cachoeira do sul
    idade 12
    sim,por que esta maldita dessa droga só da coisa ruins para a gente.as vezes algumas pessoas que fumam não tem para fumar ficam a loucura correndo atrás ,fazendo de tudo para conceguir fumar.que coisa.é muito triste.

    ResponderExcluir
  47. Erics Rossi Rodrigui 15Anos Juvencio Soares Cachoeira do sul
    Sim, eu estou preparado para dizer não a todos tipos de drogas. Nem cigarro eu não quero.Porque se eu usar eu vou estar me matando.
    Porisso que eu digo não

    Drogas nem pensar.

    ResponderExcluir
  48. Mathias Castro Bueno
    Escola :E.E.E.F.Juvêncio Soares
    Cidade.:Cachoeira do Sul
    Idade:14 anos
    Na verdade nâo preciso estar preparado,ou esperar alguém me ofereçer drogas porque tenho consciência que faz mal.

    ResponderExcluir
  49. Nathali Broqua
    11 anos
    E.E.E.F.Juvêncio Soares
    Sim, porque quem entra nela acaba com sua vida.

    ResponderExcluir
  50. Arilson Lucas
    12 anos
    E.E.E.F.Juvêncio Soares
    Sim. Porque fumar drogas é errado.

    ResponderExcluir
  51. Nome:Matheus G. dos Santos
    Idade:11
    Escola:Juvêncio Soares

    Sim,porque nâo é uma coisa que eu admiro em todas as pessoas que usam drogas.

    ResponderExcluir

Informe nome e sobrenome, idade, escola e cidade.