quinta-feira, 18 de junho de 2009

Alunos de Novo Cabrais opinam sobre como driblar a crise



Os alunos da oitava série Escola Municipal de Ensino Fundamental Teófilo Teodoro Streck, de Novo Cabrais, estão utilizando o blog do Projeto JP/24ª CRE na Sala de Aula para postar opiniões sobre como o jovem pode se preparar para o futuro num mundo em crise. Basta localizar a discussão proposta em maio no nosso blog para conferir os comentários dos estudantes.
A professora Luziane Mozzaquatro, explica que as postagens são o resultado do estudo e debate do tema da reportagem especial do JP/24ª CRE na Sala de Aula do mês de maio, sobre a crise mundial. “Os alunos ficaram bastante empolgados ao participar dessa discussão”, avalia a professora, que coordena desde 2008 o trabalho com o jornal na Escola Teófilo Streck.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Alunos do Diva lotam o labin da escola


Os alunos da sexta, sétima e oitava séries do ensino fundamental do Colégio Diva Costa Fachin fizeram um mutirão no laboratório de informática (labin) do colégio para postar comentários no blog do projeto JP/24ª CRE na Sala de Aula.

O trabalho é feito nas aulas de Língua Portuguesa da professora Tânia Schaurich Cíceri. “Sempre que o JP veicula as reportagens especiais do projeto JP/24ª CRE eu levo o jornal para a sala de aula e nós analisamos todas as notícias do dia, as charges, crônicas e os tipos de texto. Depois partimos para uma análise mais profunda sobre a reportagem especial. Os alunos leem, debatem e formulam seus comentários no caderno. Depois marcamos um dia para ir até o labin do colégio e postar no blog”, ressaltou Tânia.
O Colégio Diva foi o primeiro a participar do blog do projeto JP/24ª CRE. Confira algumas opiniões dos estudantes do Diva sobre como devemos nos preparar para enfrentar a crise. Este foi o tema da reportagem especial do mês de maio. A reportagem do mês de junho falou sobre as diferenças entre meninos e meninas. Acesse o blog no endereço eletrônico www.jp24crenasalade aula.blogspot.com.





PARA SABER MAIS


Diva contra a crise

> “Devemos nos preparar estudando bastante para que sejamos bons profissionais e para que possamos desempenhar nossas funções com qualidade e assim estando preparados para o mercado de trabalho”
Teilor Simon, 14 anos

> “Aproveito ao máximo as oportunidades que tenho ao longo do meu tempo de estudo, fazer cursos para que no futuro tenha uma boa qualidade no mercado de trabalho”
Mariana Henrique, 16 anos

> “Procuro aproveitar ao máximo as oportunidades que me são dadas. Como já tenho em mente o que vou cursar, estou sempre pesquisando, lendo artigos e assistindo a documentários para ampliar meus conhecimentos. Pretendo fazer cursos preparatórios para uma melhor qualificação de forma que no futuro consiga me destacar entre os outros”
Clarissa Soares Mazuim, 13 anos

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Alunos da Escola Aldo Porto lançam jornal

Repórteres do jornal Aldo Falante: Alunos da Escola Municipal Aldo Porto dos Santos, de Cachoeira do Sul

A situação das estradas do meio rural, as aspirações dos jovens do interior, opções de lazer, terceira idade e merenda escolar são assuntos que ganharão destaque na primeira edição do “Jornal Aldo Falante”, que será lançado nesta segunda-feira (15 de junho), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Aldo Porto dos Santos, localizada no Distrito do Bosque, em Cachoeira do Sul. O lançamento integra a programação da feira do livro escolar e é resultado do trabalho desenvolvido em parceria com o Projeto JP/24ª CRE na Sala de Aula.
O jornal foi produzido pelos alunos da oitava série da escola, nas aulas de Língua Portuguesa, sob a coordenação do professor Rafael Mourales. Conforme ele, a produção foi feita em sala de aula e também no laboratório de informática da escola, onde os próprios ao digitar e paginar o jornal escolar, também viveram a inclusão digital. “Os temas das reportagens foram escolhidos pelos alunos e são todos relacionados ao meio rural, pois assim os estudantes puderam fazer entrevistas e pesquisas sem sair do meio onde vivem”, explicou Mourales.
Na avaliação do professor, a atividade colaborou para o desenvolvimento da autonomia e criatividade dos alunos, além da possibilidade de aplicarem a leitura e a escrita num dos seus usos sociais mais importantes na atualidade, a imprensa. Além do Jornal Aldo Falante, na feira do livro da Aldo Porto também será lançado o livro “Momentos de viagem”, com textos produzidos pelos alunos do 6º ano à 8ª série.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Guerra dos sexos

Que garotos e garotas são diferentes, a gente sabe e sente na pele. Na adolescência então, com a explosão hormonal que ocorre em meninos e meninas, as diferenças aparecem com toda a força. Mas o que realmente diferencia os sexos masculino e feminino? Seria só uma condição orgânica, metabólica ou função cerebral? As condições sociais e culturais também não seriam razões para fortalecer essas diferenças?




Confira a reportagem completa publicada no Jornal do Povo de 08/06/2009 no site: www.jornaldopovo.com.br



Não deixe de dar a sua opinião sobre o assunto. Confira a questão para discussão na postagem abaixo e insira seu comentário!!!

PARTICIPE DESSA DISCUSSÃO


Quais são as principais diferenças e semelhanças entre garotos e garotas?

Poste sua resposta, inserindo comentário. Não esqueça de concluir o texto com seu nome, série e escola.

domingo, 7 de junho de 2009

Gurizada da Borges dribla a crise





Turma 302: muito estudo, qualificação e ousadia para se ter um futuro melhor


Afinal, qual é a receita para superar a crise financeira? Na opinião da gurizada de segundo e terceiro ano do ensino médio da Escola Borges de Medeiros o segredo é ter atitude, estudar muito e se qualificar para o mercado de trabalho. Pelo menos foram estas as ideias que eles postaram no blog do projeto JP/24ª CRE na Sala de Aula (veja tabela). Os jovens ficaram tão empolgados com a mudança de comportamento para encarar a nova fase de escassez que muitos já decidiram seguir carreira na área das finanças.
A estudante Jéssica Züge, 18 anos, é um exemplo. Além de cursar o terceiro ano do ensino médio à tarde na Escola Borges, ela é aluna do curso técnico em contabilidade à noite no Colégio Diva Costa Fachin. As suas colegas Priscila Félix, de 17 anos, e Fernanda Freitas, 16 anos, também declararam interesse em faculdades de Administração ou Ciências Contábeis. “É muito importante que as pessoas saibam administrar o dinheiro que têm. Não adianta gastar com besteiras, tem que saber economizar, pois não sabemos o dia de amanhã”, declarou Jéssica.
Em meio à crise financeira o principal fantasma que assusta os jovens da Escola Borges é a falta de oportunidade de emprego. “Já estamos terminando o ensino médio. É um momento de muitas decisões e dúvidas principalmente sobre o nosso futuro fora da escola. Será que vai ter emprego para todos?”, questionou Priscila. Para a estudante Cíntia Florence, 16 anos, é preciso mais do que qualificação na disputa de uma vaga no mercado de trabalho. “Quem quer trabalhar tem que ter atitude. Conheço pessoas com curso superior que não conseguem emprego. Conheço outras sem diploma que estão muito bem empregadas. O segredo é ter iniciativa e fazer a diferença”, analisa Cíntia.
REDAÇÃO - Os comentários postados no blog pelos alunos da Escola Borges de Medeiros são fragmentos de redações que eles criaram nas aulas da professora Nora Liege Nogueira Lopes. O trabalho foi baseado na última reportagem especial do projeto JP/24ª CRE na Sala de Aula, publicada no JP do último dia 11 de maio, com o título “Como a crise afeta os jovens”. Comentários, críticas, sugestões e opiniões podem ser postados no blog do projeto no endereço eletrônico http://www.jp24cre/ nasaladeaula.blogspot.com.


PARA SABER MAIS
Informações, notícias das atividades que estão acontecendo nas escolas, links para sites interessantes e textos para formação continuada do professor também podem ser acessados no blog do projeto JP/24ª CRE na Sala de Aula. O blog é ainda um espaço para a interatividade com alunos e professores, onde cada um pode postar seus comentários sobre o projeto, questões para discussão e sobre os temas das reportagens especiais.



Importante
Já está disponível no blog do projeto JP/24ª CRE na Sala de Aula (www.jp24crenasaladeaula.blogspot.com) o terceiro capítulo do texto de formação continuada dos professores participantes. “O jornal na escola: superando limites, ampliando possibilidades” é um curso formulado pela professora Carmen Lozza, do Rio de Janeiro, ex-coordenadora do programa Jornal e Educação na Associação Nacional de Jornais (ANJ). Ela cedeu seu texto para a leitura e discussão dos docentes que fazem parte do projeto em 2009.

PARA SABER MAIS

O que os jovens da Borges pensam sobre a crise


> “É comum você ouvir falar do alto nível de desemprego e ao mesmo tempo da grande busca por emprego. Como isso pode acontecer? É que o mercado de trabalho considera que as pessoas mais velhas podem não ter ideias e planejamentos tão criativos como os dos jovens, mas ao mesmo tempo jovens sofrem grande pressão para entrar no mercado de trabalho, pois há várias oportunidades, o problema é qualificação”Priscila Flôres Menezes, 16 anos, turma 205Escola Borges de Medeiros



> “Há várias maneiras de nós, jovens, nos prepararmos para o futuro. Uma delas é fazer cursos profissionalizantes. Outra boa maneira é economizando desde cedo, pois essa crise ainda vai durar muito tempo”Uilian Fonseca Rodrigues, turma 205Escola Borges de Medeiros



> “Devemos nos conscientizar, observar mais o que está acontecendo em nossa volta. Cada um ver bem o que quer e se esforçar para chegar lá, pois crise agora e mais tarde teremos, não adianta só reclamar, temos que estar à altura para um dia mudar”Douglas Rafael da Silva (Balero), 17 anos, turma 205Escola Borges de Medeiros


> “Diante dessa crise mundial os mais afetados são os jovens, por isso temos que planejar bem o nosso futuro, completando o ensino médio. Quando tiver oportunidades de curso devemos cursar faculdade. Qualificar-se para o emprego, pois não está fácil conseguir emprego sem pelo menos o ensino médio completo”Ana Caroline, 17 anos, turma 302



> “Nós, jovens, que estamos escolhendo nossa profissão, passamos por certas dúvidas na hora de prestar os vestibulares. Não sabemos se a escolha que faremos terá algum futuro, pois a crise que o mundo está vivenciando pode afetar na escolha do emprego. Antes mesmo de a crise surgir já era difícil conseguir algum emprego, agora está pior ainda. Portanto devemos nos qualificar e nos preparar para atuar nas diversas áreas de emprego que o mercado nos oferece transformando a crise num desafio”Jéssica Sell, 18 anos, turma 302Escola Borges de Medeiros



> “Cada vez mais estamos em busca de profissionais qualificados, sendo que não oferecem oportunidades para pessoas que não têm experiência, sempre frisando que precisam de profissionais qualificados. Como se preparar para o futuro quando ele é tão incerto? Os jovens precisam aproveitar todas as oportunidades oferecidas, pois de tudo que aprendemos, algum proveito certamente haverá”Priscila Félix, 17 anos, turma 302Escola Borges de Medeiros



> “Acredito que com ou sem crise econômica nós, jovens, devemos buscar sempre uma melhor qualificação. Porém, de nada adianta uma boa qualificação sem atitude. A atitude de cada um de nós é que nos diferencia dos demais, e a partir dela é que podemos obter um bom lugar no mercado de trabalho”Cíntia Florence Nunes, 16 anos, turma 302Escola Borges de Medeiros



> “Ao escolher uma profissão temos que estar atentos à procura de mercado de trabalho, o custo que isso ocasionará e o mais importante: se a escolha vai trazer realização pessoal e profissional. Enfim, estar ou considerar-se bem preparado para o futuro é saber conciliar habilidades naturais e vocacionais tanto na escolha profissional quanto na pessoal e procurar a partir disso promover um futuro mais digno”Felipe Carvalho Anony, 17 anos, turma 302Escola Borges de Medeiros



> “Concluir os estudos, escolher definitivamente no que trabalhar, fazer cursos profissionalizantes, se possível entrar em uma faculdade, controlar os gastos, evitar comprar coisas que não têm muita necessidade, colocar a imaginação e a criatividade para funcionar em relação às oportunidades que podem aparecer, manter-se informado e não desanimar nunca. Qualificar-se para melhor servir à carreira de trabalho seria o principal objetivo de se preparar para o futuro num mundo em crise”Jéssica Züge, 18 anos, turma 302Escola Borges de Medeiros



> “Nós, jovens, devemos cada vez mais nos qualificar, fazer cursos profissio-nalizantes e aproveitar as oportunidades que nos são dadas. Nunca devemos desistir dos nossos sonhos, de ter um bom emprego e um bom futuro, garantindo desde já nossa vaga no mercado de trabalho. E para o mercado de trabalho é preciso ter atitude e correr atrás, procurar um emprego que mesmo com a crise não será afetado”Fernanda Freitas, 16 anos, turma 302Escola Borges de Medeiros



> “Como sabemos, a crise tão temida no mundo inteiro chegou ao Brasil. Eu não me sinto afetado pela crise, até porque os gastos ainda continuam numa mesma base, assim dizendo. Água, luz, alimentos, roupas, nada mudou, pelo menos por enquanto. Eu sei que mesmo não estando me causando prejuízos, devo começar a me preparar”Jheison Couto, 16 anos, turma 302Escola Borges de Medeiros

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Reportagem do JP/24ª CRE na Sala de Aula sairá nesta segunda


As diferenças e semelhanças entre garotos e garotas será o tema da reportagem especial de junho do Projeto JP/24ª CRE na Sala de Aula, que será publicada nesta segunda-feira (8 de junho) pelo Jornal do Povo. A matéria traz a opinião de quatro jovens sobre a questão e, ainda, indicações feitas por livros e estudos sobre o assunto. Um total de 2,8 mil exemplares inteiros do JP desta segunda serão distribuídos, gratuitamente, para os 65 professores que participam do projeto em 2009. O material possibilitará que 8.266 alunos sejam envolvidos na leitura e discussão do jornal.
Os professores poderão buscar seus exemplares gratuitos do JP a partir das 10h, na 24ª Coordenadoria Regional de Educação. Neste ano, o projeto atinge 52 escolas estaduais, municipais e particulares de cinco cidades: Cachoeira do Sul, Novo Cabrais, Cerro Branco, Agudo e Paraíso do Sul. Junto com os jornais, os docentes receberão uma ficha de avaliação dos primeiros três meses do projeto, que deverá ser preenchida e entregue, até o dia 24 de julho, na Coordenadoria. Em virtude do período destinado à avaliação dos professores, no próximo mês não será publicada reportagem especial. A entrega da avaliação no prazo especificado é obrigatória para a continuidade da participação no projeto no segundo semestre de 2009.
A partir desta segunda-feira também já estará disponível no blog do Projeto JP/24ª CRE na Sala de Aula (
www.jp24crenasaladeaula.blogspot.com) o terceiro capítulo do texto de formação continuada dos professores participantes. “O Jornal na Escola: superando limites, ampliando possibilidades”, é um curso formulado pela professora Carmen Lozza, do Rio de Janeiro, ex-coordenadora do Programa Jornal e Educação na Associação Nacional de Jornais (ANJ). Ela cedeu seu texto para a leitura e discussão dos docentes que fazem parte do projeto em 2009. Informações, notícias das atividades que estão acontecendo nas escolas e links para sites interessantes também podem ser acessados no blog. O endereço na internet é, ainda, um espaço para a interatividade com alunos e professores, onde cada um pode postar seus comentários sobre o projeto, questões para discussão e sobre os temas das reportagens especiais.



IMPORTANTE

Quais são as principais diferenças e semelhanças entre garotos e garotas? Essa é a questão que estará disponível a partir de segunda-feira no blog do projeto, para a discussão entre os alunos e professores. Para participar, basta acessar
www.jp24crenasaladeaula.blogspot.com e postar um comentário.