O Projeto JP/24ª CRE na Sala de Aula, que chega à 15ª edição em 2011, baterá recorde de participação neste ano, com 94 professores inscritos (em 2010, eram 64). Eles desenvolverão a proposta com um total de 9.984 alunos da Educação Básica de 42 escolas estaduais, municipais e particulares de quatro municípios: Cachoeira do Sul, Cerro Branco, Paraíso do Sul e Novo Cabrais. Entre os 94 docentes parceiros, 43 estarão adotando a iniciativa pela primeira vez.
As inscrições encerraram na sexta-feira e os professores já têm seu primeiro compromisso agendado: a reunião inicial do projeto, na terça-feira da próxima semana (29 de março), às 9h, no salão de atos da 24ª Coordenadoria Regional de Educação. O encontro, liderado pela coordenadora pedagógica do JP/24ª CRE na Sala de Aula, Patricia Vargas da Rosa, servirá para explicar a proposta aos docentes, apresentar o cronograma de temas previstos para 2011, as atividades paralelas e as novidades implementadas. Alguns professores que já participaram em anos anteriores também farão relatos de atividades de sucesso desenvolvidas em 2010 com o jornal na sala de aula.
PARCERIA – Patricia informou também que, durante a reunião inicial, os professores serão agraciados com presentes oferecidos pelas empresas parceiras do projeto. Uma delas é o Cine Via Sete, que há vários anos garante que docentes e alunos tenham acesso ao cinema em Cachoeira do Sul. Em 2011, novamente todos os professores do projeto receberão dois ingressos para sessões de filmes em cartaz, garantiu o proprietário Gibran Mahmud. O Jornal do Povo também dará brindes, 20 assinaturas que serão sorteadas entre os docentes.
IMPORTANTE
O objetivo do projeto JP/24ª CRE na Sala de Aula é possibilitar a jovens da Educação Básica a oportunidade de acesso ao meio jornal, como uma das dimensões do estímulo ao prazer de ler, possibilitando a ampla reinterpretação das informações por ele veiculadas.
Professores fizeram a lição de casa
A coordenadora pedagógica do JP/24ª CRE na Sala de Aula, Patricia Vargas da Rosa, avalia que o recorde de participação na proposta em 2011 se deve, em boa parte, ao trabalho que vem sendo feito pelos docentes que participaram nos anos anteriores. “Os professores são parceiros importantes, porque eles é que fazem o projeto crescer, desenvolvem trabalhos diferenciados que acabam incentivando outros colegas a também se envolverem. Eles contagiam os demais com seu entusiasmo”, explicou.
Patricia analisa também que as direções escolares estão cada vez mais engajadas, apoiando a participação dos docentes. A maior prova disso é que o número de escolas envolvidas, 41 em 2010, seguirá quase igual em 2011, com 42 escolas, mas o número de professores cresceu 47%, o que sinaliza que a adesão ao projeto cresceu internamente nos estabelecimentos de ensino. Na Escola Estadual Vital Brasil, por exemplo, eram três professoras participantes em 2010 e, em 2011, serão oito. Em outras escolas também ocorreu o mesmo fenômeno.