quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Alunos da Aldo Porto lançam tele jornal





Os alunos da sétima série da Escola Municipal Aldo Porto dos Santos, da localidade de Bosque, no interior de Cachoeira do Sul, lançarão neste sábado (31 de outubro), durante a mostra pedagógica escolar, a primeira edição do tele jornal criado pelos estudantes. O “Aldo Comunicações” já tem também seu vídeo disponível no blog da escola http://escolaldoporto.blogspot.com/.
Para criar o tele jornal, os 13 alunos da turma se transformaram em repórteres, âncoras de jornalismo, editores e diretores de vídeo, cuidando de todas as etapas de produção do material. Conforme o professor Rafael Mourales, que coordenou o projeto, após os alunos da sétima série trabalharem com o Projeto JP/24ª CRE na Sala de Aula e tomarem conhecimento da existência do grupo Vieira da Cunha, tiveram a ideia de criar o grupo APS (iniciais da escola), fazendo um tele jornal, já que a oitava série possui o jornal escrito “Aldo Falante”. Assim, o grupo teria um jornal sob responsabilidade dos alunos da oitava e um tele jornal de autoria dos estudantes da sétima série.
ETAPAS - O projeto, desenvolvido em 10 aulas de Língua Portuguesa, teve o envolvimento dos alunos em todas as etapas. O professor Mourales explicou que a primeira etapa foi a escolha do nome do tele jornal, seguida pela divisão de papéis e tarefas a serem desempenhados pelos estudantes e escolha de temas da localidade do Bosque para serem abordados (festas, situação das estradas, abigeato, entre outros). Após, informou o professor, os alunos partiram para a elaboração escrita dos textos a serem apresentados, ensaio, filmagem , edição do vídeo e, finalmente postagem no blog da escola.
Na avaliação de Mourales, o projeto teve ótimos resultados. “Trabalhamos redação, correção gramatical, dicção, expressão oral, postura e escolha de vocabulário, todos aspectos diretamente ligados ao ensino de Português. Além disso, por se tratar de um projeto que foge da rotina, houve um excelente envolvimento dos alunos na realização do mesmo”, analisou o professor.


IMPORTANTE
Na mostra pedagógica da Escola Aldo Porto, neste sábado (31 de outubro), além do tele jornal da sétima série, também será lançada, pelos alunos da oitava, a segunda edição do jornal escrito Aldo Falante. Este projeto também é coordenado pelo professor Rafael Mourales.


Na internet

As notícias da Escola Aldo Porto dos Santos, do Bosque, e a primeira edição do tele jornal “Aldo Comunicações” podem ser conferidas no blog da escola: http://escolaldoporto.blogspot.com/.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Repórter por um dia 2009 recebeu 244 trabalhos

A edição de 2009 do projeto Repórter por Um Dia, promoção integrante do JP/24ª CRE na Sala de Aula, recebeu 244 trabalhos de alunos de 21 escolas municipais, estaduais e particulares de Cachoeira do Sul, Novo Cabrais e Paraíso do Sul. As inscrições encerraram na sexta-feira (23 de outubro). A Escola Estadual de Ensino Médio Presidente Afonso Pena, de Paraíso do Sul, foi a que mais enviou trabalhos, 65, no total.
Os alunos participam individualmente ou em duplas. Das quatro categorias da promoção, a concorrência ocorrerá em texto jornalístico, com 120 produções, seguida da charge, com 69. Há, ainda, 36 fotos e 19 artigos concorrendo. Agora inicia a fase de seleção do material. Quem coordenará esta etapa será o Chefe de Redação do Jornal do Povo, José Ricardo Gaspar do Nascimento.
Os melhores trabalhos serão publicados num suplemento especial pelo JP, no dia 16 de novembro. O material encartado chegará aos 30 mil leitores do jornal e, ainda, será distribuído às 40 escolas cujos professores participam, no segundo semestre deste ano, do Projeto JP/24ª CRE na Sala de Aula.
Os vencedores em cada categoria, além de terem seus textos, fotos, artigos e charges publicados, serão premiados com assinaturas de produtos editoriais do Grupo Vieira da Cunha, do qual faz parte o Jornal do Povo. A premiação ocorrerá no dia 9 de dezembro, ás 17h30min, no JP, em evento que integrará a programação da Semana de Cachoeira do Sul.


IMPORTANTE
O Repórter por um Dia, parceria entre Jornal do Povo e 24ª Coordenadoria Regional de Educação, nasceu há 13 anos, junto com JP na Sala de Aula. Tem como principais objetivos o incentivo à leitura e a produção própria dos alunos, seja através de reportagens, fotos, charges ou artigos, alguns dos gêneros de textos que circulam no jornal. O Repórter por um dia é, ainda, uma oportunidade para uma experiência diferente envolvendo o contato com o jornal, uma mídia tão presente na vida de todos nós.



Onde estudam os alunos que enviaram trabalhos ao Repórter por um Dia


Liberato Salzano Vieira da Cunha
Taufik Germano
Ulbra/São Pedro
Juvêncio Soares
Alfredo Schlesner (Paraíso do Sul)
Baltazar de Bem
Colégio Barão do Rio Branco
Colégio Marista Roque
Antônio Vicente da Fontoura
Coronel Ciro Carvalho de Abreu
Manoel Carvalho Portela
Aldo Porto dos Santos
Zilah da Gama Mor
Virgilino Jayme Zinn
Presidente Afonso Pena (Paraíso do Sul)
Ruy Barbosa (Novo Cabrais)
Vital Brasil
Borges de Medeiros
David Fontoura de Barcelos
João Neves da Fontoura
Milton da Cruz

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Últimos dias para entregar trabalhos do Repórter por um dia

Sexta-feira (23 de outubro) é o último dia para a entrega dos trabalhos do Repórter por Um Dia, promoção integrante do JP/24ª CRE na Sala de Aula. As charges, textos jornalísticos, artigos de opinião e fotografias devem ser entregues na 24ª Coordenadoria Regional de Educação. No envelope contendo o trabalho, o aluno deverá identificar nome, série, escola, município, telefone, e-mail e categoria.
Um total de 617 alunos de escolas estaduais, municipais e particulares participam do projeto em 2009. Os estudantes concorrem individualmente ou em duplas. Aqueles que não entregarem o trabalho até a sexta-feira ficarão desclassificados.
Logo após o término do período de entrega, iniciará a seleção dos trabalhos, coordenada pelo chefe de redação do Jornal do Povo, José Ricardo Gaspar do Nascimento. A publicação dos trabalhos vencedores está prevista para o dia 16 de novembro. A premiação dos vencedores acontecerá no dia nove de dezembro, às 17h30min, no JP, dentro da Semana de Cachoeira do Sul.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Exposição de arte mostra imagens gaúchas na 24ª CRE







A 24ª Coordenadoria Regional de Educação sedia até o mês de novembro uma nova exposição coletiva da Associação dos Artistas Plásticos de Cachoeira do Sul (Noss’Arte). A mostra traz como tema uma homenagem ao gaúcho, através de elementos como cenas campeiras, o cavalo e outras referências a sua cultura. Os trabalhos podem ser vistos no espaço de arte da Coordenadoria.
Assinam as obras as artistas Marlene Fontoura, Helenara da Rosa, Andrea Ayres, Cláudia Pires Neves, Celina Maccari, Giceli Saraiva e Clarice Amaro Scarparo. A exposição é fruto de uma parceria permanente entre a Noss’Arte e a 24ª CRE, que sede seu espaço para a divulgação dos artistas cachoeirenses.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

PARTICIPE DESSA DISCUSSÃO



O que é mais importante na hora de escolher uma profissão?



Poste sua resposta, clicando em COMENTÁRIOS. Não esqueça de se identificar: nome, idade, escola e cidade.

O que você vai ser quando crescer?

O que você vai ser quando crescer? Todos nós já ouvimos essa pergunta, quando éramos crianças. Quando chega a adolescência, no entanto, a questão começa a ficar mais presente na vida de cada um, afinal, todas as pessoas precisam, num certo momento de sua vida, ingressar no mundo do trabalho.
CONFIRA A REPORTAGEM ESPECIAL SOBRE O TEMA NA EDIÇÃO DO JORNAL DO POVO DE 14 DE OUTUBRO DE 2009. ACESSE O SITE : www.jornaldopovo.com.br